Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Sport vai construir ‘miniarena’ com grama sintética no CT; conheça detalhes

Clube já tem o projeto para implantação do gramado sintético. Instalação está orçada em R$ 3,5 milhões

Sport vai construir uma miniarena onde atualmente está o campo 5 do CT

Na expectativa para o avanço das negociações pela reforma na Ilha do Retiro, a torcida do Sport ganhou uma outra boa notícia relacionada à estrutura do clube. A diretoria da base rubro-negra fechou nesta sexta-feira (16) negociações para a construção de uma “miniarena” dentro do Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, no Recife.

A informação foi confirmada à Itatiaia pelo coordenador Geral das Divisões de Base do Sport, João Marcelo Barros. As obras para a instalação de um gramado sintético estão programadas para começarem ainda neste mês.

A estimativa é que em 90 dias o campo esteja instalado “ou já esteja em estado bem avançado”, explicou Barros. O investimento do Sport na instalação do novo gramado sintético, que ficará localizado no campo 5 do CT, será na ordem de R$ 3,5 milhões.

“A gente fechou a negociação para construírem uma miniarena dentro do CT. O objetivo é ter as competições do segundo semestre já nesse campo, como as fases finais do Pernambucano Sub-17. Estamos fazendo algo de altíssimo nível, num patamar dos melhores gramados. Queremos o melhor, não é algo para durar apenas três, cinco anos”, afirmou João Barros.

O clube começará nas próximas semanas o trabalho de terraplanagem para a instalação de irrigação digital de drenagem. O nome da empresa que executará a reforma ainda será divulgado.

A segunda etapa do projeto: arquibancadas

Após concluir o processo com o gramado sintético, o Sport dará início às instalações das arquibancadas. A expectativa é que o clube comece a trabalhar neste sentido até o final deste ano, porém ainda não há projeto acabado para esta fase da obra. Ainda não há capacidade estimada.

“Até o final do ano a nossa intenção é montar uma arquibancada para fazer todas as partidas de competições estaduais lá no CT. Exceto quando chegarmos a estágios mais avançados das competições que o regulamento peça a realização no estádio, aí vamos para a Ilha. Mas até lá vamos usar a miniarena”, explicou o coordenador da base.

“A gente ainda não está mexendo nessa etapa do projeto. Estamos tratando a parte do gramado que tem uma série de detalhes. É um gramado sintético para uso profissional, similar à que tem na Arena do Palmeiras e do Athlético. Fechamos essa questão agora e vamos começar a execução. E aí, mais para o fim do ano, vamos para a obra mais estrutural para colocar a miniarquibancada”, complementou João Marcelo Barros.

Certificado de clube formador

Vale lembrar que, após aproximadamente três anos, o Sport está muito próximo de recuperar o Certificado de Clube Formador (CCF). O Centro de Treinamento José de Andrade Médicis passou por uma vistoria no mês passado e recebeu sinalização positiva, atestando que o Leão volta a reunir condições estruturais de acordo com as exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

De acordo com João Barros, o Sport depende “de uma simples documentação da Prefeitura do Recife” para concluir o processo. Existe uma exigência cadastral, é um detalhe simples, burocrático”, garantiu.

O Sport agora atende a todos os requisitos basilares solicitados pela CBF, com técnicos e preparadores físicos exclusivos; participação em competições oficiais; assistência médica e educacional; além de laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e alvará para uso do alojamento.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.