O jogo diante do Avaí marcou o fim o público restrito a mulheres, crianças com até 12 anos e pessoas com deficiência nos jogos do Sport nesta Série B. Medida punitiva e educativa do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), restringiu a torcida na Ilha do Retiro por seis jogos - três com portões fechados e três sem a presença de homens.
O Sport tratou o período de punição como um sucesso. “O que vivemos nesses três jogos com mulheres, crianças e PcDs será lembrado eternamente”, escreveu o clube nas redes sociais.
Afinal, em vez de ter os portões fechados e público zero, como aconteceu em metade da punição, os três jogos com Botafogo-SP, ABC e Avaí levaram ao estádio um público diferente do usual, composto mulheres, crianças com até 12 anos e pessoas com deficiência (PCDs).
Enquanto esteve punido, o público, composto essencialmente por mulheres, deu conta do recado. Em três jogos, foram três vitórias diante do Botafogo-SP (3 a 0), ABC (4 a 1) e Avaí (2 a 0), respectivamente.
Os três jogos tiveram público: 18.233, 18.358 e, por fim, 18.699 torcedores, respectivamente. No total, foram 55.290 rubro-negros empurrando a equipe. Durante o período, foi comum acompanhar um apoio incondicional à equipe, elogiado por jogadores e pelo técnico Enderson Moreira.
“Quero agradecer muito à nossa torcida, mais uma vez foi um espetáculo à parte com incentivo, apoio que todas as mulheres, crianças e PCDs nos proporcionaram mais uma vez. A gente tem que enaltecer, agradecer o que todos conseguiram fazer nesses jogos. Ainda bem que conseguimos entregar. Foram cinco vitórias importantes na competição”, afirmou sobre o período de punição na Série B 2023.
“Esses jogos com as mulheres, crianças pcds é um clima diferente, o torcedor apoia, incentiva. Às vezes quando o locutor fala cartão amarelo para o adversário a torcida vibra. É muito legal, a torcida a todo momento aplaudindo. Foi um clima bastante favorável”, destacou o meia Jorginho.
No próximo dia 18, o Leão volta a jogar no seu estádio com público irrestrito a todos os torcedores, contra o Vila Nova.