Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Avassalador na Ilha do Retiro, Sport vence o Avaí e entra no G4 da Série B

Leão manteve 100% de aproveitamento em casa e, com vitória nesta quarta-feira (7), pisa pela primeira vez no grupo de acesso à Série A

Fabrício Daniel marcou o primeiro gol dele pelo Sport

Como um rolo compressor jogando na Ilha do Retiro nesta Série B, o Sport venceu mais vez 2023 diante da torcida. A vítima da vez foi o Avaí, superado pelo Rubro-negro, na noite desta quarta-feira (7), por 2 a 1. Esta foi a quinta vitória consecutiva da equipe comandada por Enderson Moreira, que mantém os 100% de aproveitando jogando em casa na competição. O Leão, inclusive, venceu 20 dos 19 jogos no seu estádio nesta temporada.

Os gols da vitória pernambucana nesta 11ª rodada foram marcados por Fabrício Daniel, no início do jogo, e Luciano Juba, na segunda etapa. Wagninho descontou no final do jogo, de pênalti. Com o triunfo, o Sport entrou temporariamente (ou não) no G4, grupo de acesso ao Brasileiro da Série A. Para permanecer, a equipe rubro-negra precisará contar com uma derrota do Criciúma, que recebe o Juventude, no fechamento desta rodada, na quinta-feira (8), às 16h (de Brasília).

Com 20 pontos - e dois jogos a menos a serem compensados das primeira e segunda rodadas -, o Sport é então, mais especificamente, o quarto colocado, pisando pela primeira vez nesta Série B no G4. O Avaí, na zona de rebaixamento, é o 18º, com oito pontos. A equipe já não vence há seis jogos na competição.

Punição do STJD mostrou-se um sucesso

O jogo diante do Avaí marcou o fim do sucesso que foi o público restrito a mulheres, crianças com até 12 anos e pessoas com deficiência nos jogos do Sport nesta Série B. Medida punitiva e educativa do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), restringiu a torcida na Ilha do Retiro por seis jogos - três com portões fechados e três sem a presença de homens. A medida se deu em virtude de uma invasão de campo na Série B do ano passado.

No próximo dia 18, o Leão volta a jogar no seu estádio com público irrestrito a todos os torcedores, contra o Vila Nova. Enquanto esteve punido, o público, composto essencialmente por mulheres, deu conta do recado. Em três jogos, foram três vitórias diante do Botafogo-SP (3 a 0), ABC (4 a 1) e Avaí (2 a 0), respectivamente.

Os três jogos tiveram público: 18.233, 18.358 e, por fim, 18.699 torcedores, respectivamente. No total, foram 55.290 rubro-negros empurrando a equipe.

Próximos compromissos

O Sport volta a jogar novamente no próximo domingo (11), às 19h (de Brasília), quando irá visitar a Ponte Preta, em Campinas. O Avaí, por sua vez, irá receber no mesmo dia, em casa, às 15h30 (de Brasília), o Botafogo-SP.

Relato do jogo

No embalo da torcida, o Sport abriu o placar na primeira chance do jogo. Logo aos dois minutos, cruzamento fechado de Jorginho, Ygor Vinhas espalma e, no rebote, Fabrício Daniel marcou o primeiro dele com a camisa rubro-negra. Com a vantagem, o Leão partiu para cima em busca de “mais um”, conforme pedia a torcida nas arquibancadas.

Aos 10, o árbitro precisou do auxílio do VAR para indeferir uma penalidade a favor do Leão, quando Love chutou um defensor tocou com a mão na bola. A penalidade não veio por posição irregular de Fabinho na jogada. Após o lance, a equipe do técnico Enderson Moreira tirou o pé do acelerador.

E o Avaí equilibrou o jogo. A partida ficou mais disputada no meio de campo, com as duas equipes mais expostas. O Leão da Ilha catarinense assustou por três vezes na reta final do jogo, com Dentinho, aos 42, Patiño, aos 43 e aos 45 com Natanael.

O intervalo parece ter feito bem ao Sport, que voltou pronto para decidir o jogo. E assim como na etapa inicial, na final, o gol veio cedo. Novamente aos dois minutos, belo passe em profundidade de Jorginho para Juba, que entra na área, dribla o goleiro e amplia: 2 a 0. Foi o 16º gol dele na temporada.

Confortável com o resultado, o Sport apenas curtiu o jogo. Sem correr riscos defensivamente, jogou procurando ampliar o placar, mas priorizando a segurança. Ainda chegou a marcar mais um, com Love, aos 43, mas foi assinalado o impedimento.

Ao final do jogo, ainda veio um susto. Aos 44, o árbitro marcou pênalti de Eduardo em Waguininho. O próprio Wagninho foi para a cobrança e marcou. O Avaí, entretanto, não teve forças para ir além. Ao fim do jogo, os atletas rubro-negros receberam o reconhecimento da torcida com aplausos pela 20ª vitória do ano em casa.

Sport 2 x 1 Avaí

Sport

Renan, Eduardo, Rafael Thyere, Sabino e Igor Cariús (Felipinho); Fabinho, Ronaldo Henrique e Jorginho (Gabriel Santos; Luciano Juba, Fabrício Daniel (Edinho) e Vagner Love. Técnico: Enderson Moreira.

Avaí

Ygor Vinhas; Thales, Alan Costa e Didi (Roberto); Igor Inocêncio, Jean Cléber (Xavier), Giva e Natanael; Dentinho (Gustavo Santos), Waguininho e Patiño (Gustavo Modesto). Técnico: Gustavo Morínigo.

Gols

Fabrício Daniel (2min1ºT), Luciano Juba (2min2ºT) para o Sport; Waguininho (46min2T), para o Avaí.

Cartões amarelos

Igor Cariús, para o Sport; Igor, Natanael, Waguininho para o Avaí.

Público: 18.699.
Renda: sem renda (ingressos gratuitos)
Motivo: 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 7 de junho de 2023 (quarta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Ilha do Retiro, no Recife.
Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ).
Auxiliares: Thiago Rosa de Oliveira e Daniel do Espirito Santo Parro (ambos do RJ).
Árbitro de vídeo: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ). 0 (ingressos gratuitos)

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.