Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Sport no WhatsApp

Igor Cariús, do Sport, é alvo de operação que investiga manipulação de resultados

Operação Penalidade Máxima II teve como alvo nesta manhã o lateral rubro-negro

Igor Cariús, lateral-esquerdo do Sport, é suspeito na operação

A delegação rubro-negra foi pega de surpresa na manhã desta terça-feira (18), véspera da final da Copa do Nordeste contra o Ceará. Isso porque o lateral-esquerdo Igor Cariús acabou se tornando, publicamente, um dos alvos da Operação Penalidade Máxima II, que investiga suspeitas de manipulação de resultados no futebol brasileiro. A informação foi publicada inicialmente pelo NE45 e confirmada pela Itatiaia em seguida.

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), cumpriu, nesta manhã um mandato de busca e apreensão contra o jogador do Leão. Cariús teve documentos pessoais, o celular e o notebook apreendidos após pedido da Justiça de Goiás.

No Recife, a operação recebeu o apoio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que executou o pedido vindo de Goiás, cumprindo o mandado de busca e apreensão na capital pernambucana. As diligências estão sendo realizadas em apoio ao MPGP. O MPPE esclarece que “maiores informações devem ser solicitadas ao MP daquele Estado”, ou seja, de Goiás.

Vale destacar que os jogos sob suspeitas nesta investigação dizem respeito à Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 e de estaduais deste ano, estando o Campeonato Pernambucano fora (dentre eles Goiano, Gaúcho, Mato-Grossense e Paulista).

Ou seja, os jogos em que Cariús pode estar envolvido remeteriam ao período em que o atleta esteve no Cuiabá no Brasileiro do ano passado, onde atuou em 32 partidas. O lateral chegou à Ilha do Retiro apenas neste ano.

Procurada pela Itatiaia, a assessoria de comunicação do Sport informou que irá se pronunciar através de nota oficial. O atleta, já se sabe, seguirá viagem para Fortaleza, no final desta tarde, normalmente junto com a delegação rubro-negra.

Nesta tarde, está programada uma entrevista coletiva em que novos detalhes serão divulgados em Goiás.

Além do Recife, também foram alvos da investigação nesta manhã as cidades de Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pelotas-RS, Santa Maria-RS, Erechim-RS, Chapecó-SC, Tubarão-SC, Bragança Paulista-SP, Guarulhos-SP, Santo André-SP, Santana do Parnaíba-SP, Santos, Taubaté-SP e Presidente Venceslau-SP.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.