Se o Sport tem a melhor defesa da Copa do Nordeste, muito disso se deve a um jogador que pouco aparece para a torcida. Com a função de compor o sistema defensivo ao lado dos zagueiros Rafael Thiery e Sabino, o lateral-direito Eduardo tem um papel decisivo com a equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira. Não em vão, com ele, o Leão ainda não perdeu nesta temporada.
Com Eduardo, são 18 jogos de invencibilidade - são 16 vitórias e dois empates. Aos 36 anos, o jogador ex-América é um dos mais regulares do elenco rubro-negro. Recuperado de uma lesão na coxa que o tirou do jogo contra o Coritiba, pela Copa do Brasil (empate em 3 a 3), ele jogou um tempo na final do Campeonato Pernambucano, na vitória diante do Retrô (2 a 1).
Enderson Moreira conta com a estabilidade de Eduardo para enfrentar o Ceará, no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (19), na Arena Castelão. De acordo com dados do Footstats, o lateral tem um acerto de 91% dos passes (761 de 693), além de acertar 37% dos cruzamentos e ser crucial na defesa: são 57 cortes, 20 desarmes e 13 interceptações.
Os números dão constância ao sistema defensivo, que só sofreu cinco gols em dez jogos na Copa do Nordeste. Nas quartas de final e na semifinal, contra o CRB (4 a 0) e ABC (1 a 0), o Sport não sofreu gols. Vale lembrar que o Leão tem também o melhor ataque no Brasil na temporada - 60 gols, sendo 24 deles no Nordestão, onde também tem o melhor desempenho da competição.
Críticas ao reserva imediato
A necessidade da presença de Eduardo no time se torna ainda mais latente pelo momento de instabilidade vivido pelo seu reserva imediato. Ewerton, prata da casa do Sport, não foi bem contra o Coritiba e repetiu falhas diante do Retrô. Os erros renderam-lhe vaias da torcida na Arena de Pernambuco. Enderson Moreira saiu em defesa do jovem.
“O torcedor tem todo direito de achar o que pode fazer, as cobranças. Mas hoje eu fiquei muito triste porque eles cobraram do Ewerthon, que jogou o jogo passado lá em Curitiba depois de estar passando a semana toda com virose, com febre. Ele está tentando fazer o seu melhor. Nem sempre a gente tem os melhores dias”, afirmou.
Enquanto isso, Eduardo treinou normalmente nesta segunda-feira, no CT José de Andrade Médicis, e deverá voltar aos trabalhos nesta manhã, no mesmo lugar, no último trabalho antes da viagem para Fortaleza.