Neymar enfrenta 'sina' com lesões em Copas do Mundo e acende alerta na Seleção
Delegação chefiada pelo técnico Carlo Ancelotti está com alerta ligado para possibilidade de ter que abdicar do craque para o Mundial

Neymar não vive vida fácil em tempos de Copa do Mundo. Nos três mundiais anteriores -- 2022, 2018 e 2014 -- o atacante teve problemas físicos antes ou durante a competição. E nesta edição não foi diferente. Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira, confirmou uma lesão muscular de grau 2 na panturrilha direita, e o astro perderá os amistosos do Brasil antes da principal competição de seleções de 2026.
A delegação chefiada pelo técnico Carlo Ancelotti está com o alerta ligado para a possibilidade de ter que abdicar do craque para o Mundial.
Na Copa do Mundo de 2022, realizada no Catar, Neymar sofreu uma lesão ligamentar no tornozelo direito e um edema ósseo. Ele se lesionou após uma entrada dura do zagueiro Milenkovic aos 22 minutos do segundo tempo do jogo contra a Sérvia.
O astro ficou fora em dois jogos da fase de grupos, contra Suíça e Camarões, e voltou nas oitavas de final, diante da Coeria do Sul e voltou a ser titular. Depois, nas quartas, Neymar marcou um golaço que classificava o Brasil na prorrogação, contra a Croácia, mas Bruno Petkovic empatou e os croatas avançaram na disputa de pênaltis.
Em 2018, Neymar fraturou o quinto metatarso do pé direito em um jogo do PSG contra o Olympique de Marselha, em fevereiro, pelo Campeonato Francês. Ele perdeu três meses da preparação para a Copa do Mundo da Rússia e retornou em junto, dias antes da estreia da Seleção Brasileira no Mundial, que foi eliminada para a Bélgica nas quartas de final.
Já em 2014, na Copa do Mundo do Brasil, Neymar teve um bom começo, mas, nas quartas de final, contra a Colômbia, o lateral Juan Zuñiga acertou o joelho nas costas do atacante por trás, fraturando a terceira vértevra lombar do astro, que perdeu o restante da competição. Sem o camisa 10, a Seleçaõ Brasileira foi goleada por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais do Mundial.
Prazo para definição de Neymar
A CBF tem até às 19h do dia 12 de junho para definir se contará ou não com Neymar no Mundial. A Fifa estabelece o prazo de até 24h antes da partida de estreia para a definição dos 26 jogadores de cada seleção na Copa do Mundo.
A estreia da Seleção no Mundial será no dia 13 de junho, às 19h, contra o Marrocos. O jogo será no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.


