Dorival trabalha com elenco completo da Seleção em treino no CT do Palmeiras
Quatro jogadores que faltavam chegar se integraram ao grupo; na quinta-feira (10), o Brasil enfrenta o Chile em Santiago, pelas Eliminatórias

Com Marquinhos, Raphinha, Beraldo e Abner integrados ao elenco, Dorival Júnior pôde trabalhar com o elenco completo da Seleção Brasileira nesta terça-feira (8), no centro de treinamento do Palmeiras, em São Paulo. Na quinta-feira (10) o jogo será contra o Chile, em Santiago, pela 9ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Nos 15 minutos que os jornalistas puderam presenciar o trabalho, não houve pistas de escalação. Foi feito um trabalho físico, e os jogadores foram divididos em dois times mesclados para uma atividade técnica.
Há tendência de que Dorival escale o time com quatro atacantes: Raphinha, Rodrygo, Savinho e Igor Jesus ou Endrick. Sem Vinícius Júnior, machucado, o treinador pode colocar Raphinha mais recuado, em função que ele tem feito no Barcelona com êxito neste início de temporada. Outro que pode ter essa função e Rodrygo, algo que já fez na Seleção.
No meio, Bruno Guimarães, titular em nove dos dez jogos de Dorival com a Seleção Brasileira, poderia perder lugar, com André ficando como primeiro volante, e Lucas Paquetá como segundo. Na lateral esquerda, Abner e Alex Telles disputam a posição que tem sido de Guilherme Arana, do Atlético, que machucado foi cortado.
Uma provável escalação tem Ederson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Telles (Abner); André e Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha, Igor Jesus (Endrick) e Rodrygo.
O grupo volta a treinar no CT do Palmeiras na manhã desta quarta-feira (9), e na parte da tarde viaja para o Chile.
Veja a lista de convocados para os jogos contra Chile e Peru:
Goleiros
- Bento (Al-Nassr-Arábia Saudita)
- Ederson (Manchester City-ING)
- Weverton (Palmeiras)
Laterais
- Danilo (Juventus-ITA)
- Vanderson (Monaco-FRA)
- Alex Telles (Botafogo)
- Abner Vinícius (Lyon-FRA)
Zagueiros
- Beraldo (PSG-FRA)
- Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
- Marquinhos (PSG-FRA)
- Fabrício Bruno (Flamengo)
Meio-campistas
- André (Wolverhampton-ING)
- Gerson (Flamengo)
- Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
- Lucas Paquetá (West Ham-ING)
- Andreas Pereira (Fulham-ING)
Atacantes
- Endrick (Real Madrid-ESP)
- Igor Jesus (Botafogo)
- Rodrygo (Real Madrid-ESP)
- Gabriel Martinelli (Arsenal-ING)
- Savinho (Manchester City-ING)
- Luiz Henrique (Botafogo)
- Raphinha (Barcelona-ESP)
Pressão sobre Dorival
Apesar de ter perdido somente uma vez em dez partidas como comandante do time da CBF, Dorival Júnior começa a viver um início de pressão por melhores desempenho e resultados. São quatro vitórias, cinco empates e uma derrota.
Depois da eliminação nas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos, para o Uruguai, em julho, o time perdeu para o Paraguai, um dos piores na tabela de classificação das Eliminatórias, na última rodada, em setembro.
O 1 a 0 em Assunção deixou o Brasil em quinto lugar na tabela, com dez pontos em oito partidas, na zona de classificação para a Copa dos Estados Unidos, do México e do Canadá, mas empatado em pontos com a Venezuela, a sexta, na posição limite para ir ao Mundial. O sétimo ao final do qualificatório jogará uma repescagem mundial.
Agora, pela frente, terá os dois piores times nas Eliminatórias nas oito primeiras rodadas, o que aumenta a pressão por vitórias. Os peruanos estão na lanterna, com apenas três pontos, enquanto os chilenos estão em penúltimo, com cinco pontos. A distância do Chile para a 8ª, a Bolívia, é de quatro pontos.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.




