Despedida no Maraca e amistosos finais: entenda estratégias da CBF antes da Copa
Antes de estrear contra o Marrocos, em 13 de junho, a Seleção Brasileira enfrentará Panamá e Egito

Antes de embarcar para os Estados Unidos, onde disputará a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira se despedirá do torcedor em duelo especial, marcado para 31 de maio, no Maracanã. O desafio do time comandado pelo técnico Carlo Ancelotti será contra o Panamá. A estreia no torneio mais cobiçado do planeta será em 13 de junho, contra o Marrocos.
Já em solo norte-americano, a Amarelinha entrará em ação novamente. Sete dias antes de pisar no gramado do Metlife Stadium, o desafio será contra o Egito. A partida acontecerá em Cleverland e será a última da preparação, já com os 26 convocados para a competição que, além dos EUA, terá Canadá e México como sedes.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Rodrigo Caetano, Diretor de Seleções da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), explica a estratégia da entidade para os confrontos que precederão a Copa do Mundo e também ter o estádio no Rio de Janeiro como palco da "despedida".
"Tem uma questão logística nisso tudo, porque estaremos na Granja Comary. Desceremos no sábado à noite para jogar no domingo contra o Panamá, e no dia seguinte teremos aquele protocolo da foto oficial da delegação, e depois a gente embarca num voo fretado para os Estados Unidos. Além de ser o Maracanã, um dos maiores palcos do futebol mundial, tem esta questão da facilidade de logística", destaca Caetano.
"O Panamá é uma equipe que, além de estar classificada para o Mundial, tem semelhanças com o Haiti, que será a segunda seleção que enfrentaremos na Copa. Então, a gente sempre procura na tomada de decisão envolver todos os critérios. Vamos fazer uma despedida com uma certa exigência ou semelhança com aquilo que vamos enfrentar e os adversários que virão pela frente. Depois do Panamá teremos o amistoso contra o Egito, o último antes da estreia, por também ser uma seleção que já estará nos Estados Unidos e que também tem alguma semelhança ou modelo de jogo parecido com o Marrocos", finaliza.
Programação da Seleção até a Copa do Mundo
- 11 de maio: Carlo Ancelotti define a lista de 55 pré-convocados, que serão inscritos pela Fifa
- 18 de maio: o técnico anuncia a lista de 26 jogadores convocados para a Copa do Mundo
- A partir de 25 de maio: apresentação dos jogadores para a preparação na Granja Comary, no Rio de Janeiro
- 31 de maio: amistoso entre Brasil e Panamá, no Maracanã
- 1º de junho: viagem em voo fretado para os Estados Unidos (a base da Seleção será em Nova Jersey)
- 6 de junho: amistoso entre Brasil e Egito, em Cleveland
- 13 de junho: Brasil estreia contra o Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey
Todos os grupos da Copa do Mundo de 2026
- GRUPO A: México, África do Sul, Coreia do Sul e República Tcheca (classificada na repescagem);
- GRUPO B: Canadá, Bósnia (classificada na repescagem), Catar e Suíça;
- GRUPO C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia;
- GRUPO D: Estados Unidos, Paraguai, Austrália e Turquia (classificada na repescagem)
- GRUPO E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador;
- GRUPO F: Holanda, Japão, Suécia (classificada na repescagem) e Tunísia;
- GRUPO G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia;
- GRUPO H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai;
- GRUPO I: França, Senegal, Repescagem Intercontinental 2 (Bolívia ou Iraque) e Noruega;
- GRUPO J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia;
- GRUPO K: Portugal, RD Congo, Uzbequistão e Colômbia;
- GRUPO L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).



