A sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, será o local de uma reunião que definirá o futuro do técnico Dorival Júnior na Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira (28), o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, vai se reunir com o atual treinador para sacramentar o rumo do trabalho do atual comandante.
O encontro acontece no momento de maior pressão desde que Dorival assumiu a Seleção, em janeiro de 2024. O Brasil foi goleado pela Argentina por 4 a 1, na última terça-feira (25), no Mâs Monumental, em Buenos Aires, na Argentina, pela 14ª rodada das Eliminatórias.
A Seleção Brasileira tem o desempenho questionado. Atualmente, quarta colocação nas Eliminatórias, com 21 pontos.
Além de Dorival Júnior, Rodrigo Caetano também foi convocado para a reunião. Ex-Atlético, Caetano atualmente ocupa o cargo de Coordenador executivo de seleções. Membros da comissão técnica também estarão no encontro.
Se sair, quem assume?
A CBF tem um dilema para definir o futuro de Dorival Júnior. Não há um claro favorito para assumir o cargo de técnico da Seleção Brasileira. Ednaldo Rodrigues tem como nome favorito Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid-ESP.
No entanto, o italiano tem contrato com o clube merengue até junho de 2026. Ancelotti chegou a negociar para assumir a Seleção antes de Dorival Júnior, mas o movimento foi travado pelo Real Madrid. O técnico italiano afirmou que não foi procurado pela CBF nos últimos dias.
Existem outros nomes de interesse de pessoas da CBF como Jorge Jesus (Al-Hilal-ARA) e Filipe Luís (Flamengo). Os três treinadores que despertam interesse da CBF estarão na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado entre os dias 14 de junho a 15 de julho, nos Estados Unidos.
O período é após a próxima Data Fifa, o que pode atrapalhar eventuais negociações. O Brasil terá jogos pelas Eliminatórias contra Equador (5 de junho) e Paraguai (10 de junho).
Dorival na Seleção
O comandante, que assumiu em janeiro de 2024, comandou a Seleção por 16 jogos com 7 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Foram 25 gols marcados e 17 gols sofridos. Além da quarta posição nas Eliminatórias, foi eliminado pelo Uruguai, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa América 2024.