Ouvindo...

CBF esbarra no Benfica por convocação de Gustavo Marques para o Pré-Olímpico

Ramon Menezes quer contar com o jogador para o Pré-Olímpico, que começa no próximo sábado (20)

Gustavo Marques fez um jogo pela equipe principal do Benfica nesta temporada e atua com frequência pela equipe B

A partir de escolha do técnico Ramon Menezes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca a convocação do zagueiro Gustavo Marques, do Benfica, de Portugal, para a Seleção Brasileira Sub-23. A equipe está em preparação para o Torneio Pré-Olímpico, que começará no próximo sábado (20).

Conforme apurou a Itatiaia, contudo, a CBF tem o Benfica como um empecilho nesta convocação. Isso porque o clube português tem dificultado a liberação do jogador e ainda não deu retorno sobre esta convocação.

A convocação de Gustavo Marques, que pertence ao América e está emprestado ao Benfica, ocorreu um dia após um corte por lesão. O lateral-direito Matheus Dias foi desconvocado nessa sexta-feira (12) após lesão muscular na coxa esquerda.

A comissão técnica entende que Gustavo Marques, de 22 anos, é uma opção para a lateral direita, além de desempenhar a função principal de zagueiro. Khellven, do CSKA Moscou-RUS, é tido como lateral-direito titular.

Os trabalhos com os jogadores da Seleção Olímpica começaram na última segunda-feira (8), na Granja Comary, no Rio de Janeiro. O Pré-Olímpico, na Venezuela, dará duas vagas na Olimpíada de Paris, na França, este ano.

Os dois melhores de um quadrangular final do Pré-Olímpico se classificarão para Paris-2024. O Brasil está no Grupo A, ao lado de Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Os dois primeiros seguirão para a fase final e decisiva.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.