Ouvindo...

Rivaldo revela conversas com Nino e Joelinton: ‘Para ser campeão, tem que ter Pernambuco na Seleção’

Rivaldo revelou ter ajudado Nino no início da carreira e ter trocado mensagens com Joelinton

Joelinton e Nino são os pernambucanos que têm figurado na Seleção atualmente

Pernambuco vive um hiato incômodo quando o assunto é Copa do Mundo. Após ter representantes em sete Copas do Mundo consecutivas, entre 1990 e 2014, o estado, tradicional celeiro de craques nacionais, não emplacou nenhum atleta na Seleção Brasileira nos dois últimos mundiais. Entretanto, com o novo ciclo iniciado sob o comando do técnico Fernando Diniz, dois pernambucanos passaram a figurar nas convocações mais recentes da equipe nacional: o zagueiro Nino e o meio-campista Joelinton.

Um dos jogadores mais vitoriosos da história da Seleção, Rivaldo, comemorou a presença da dupla com a camisa canarinho. Camisa 10 no título mundial de 2002, o último do Brasil, o pernambucano afirmou com convicção que ambos estarão no Mundial 2026, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

Após dar os primeiros passos no CT do Barão, passando pelo futsal do Santa Cruz e pelo Sport, Nino, atual zagueiro do Fluminense, foi convidado por Rivaldo para jogar no Mogi Mirim-SP, quando o ex-craque era presidente do clube.

“O Nino, eu tenho um carinho especial porque ele treinou e ficou algum tempo no Mogi Mirim. Morou com a minha irmã lá em Mogi. Depois que foi para o Criciúma. Eu dei a oportunidade de ele treinar no clube e tenho um carinho especial, até já mandei mensagem para ele dizendo que com certeza ele vai estar na Copa do Mundo. Tanto ele como o Joelinton vão para o Mundial. São dois grandes jogadores”, disse Rivaldo, embaixador da Batfair, em conversa com a Itatiaia.

Sobre Joelinton, Rivaldo contou que nunca teve contato mais próximo, mas revelou ter trocado mensagens com o craque, criado na base do Sport e atualmente no Newcastle. “Tivemos contato pelo Instram. Mandei mensagem para ele. Foi mês passado, coisa de mensagem, ele mandou mensagem: 'ídolo’, coisa simples. É um grande jogador, com certeza vai ter a sua vaga garantida juntamente com o nino”, afirmou.

Rivaldo recordou que, em todos os títulos da Seleção Brasileira, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, havia pernambucanos na Seleção. “São dois grandes jogadores. O brasil para ser campeão tem que ter algum pernambucano na Seleção”, brincou. Em 21 edições da Copa do Mundo, 13 tiveram ao menos um jogador nascido em Pernambuco na equipe.

Os pernambucanos que já disputaram a Copa

1 – Ademir Menezes, 1950 – 6 jogos e 9 gols
2 – Vavá, 1958/1962 – 10 jogos e 9 gols
3 – Zequinha, 1962 – nenhum jogo
4 – Rildo, 1966 – 1 jogo e 1 gol
5 – Manga, 1966 – 1 jogo
6 – Ricardo Rocha, 1990/1994 – 3 jogos
7 – Rivaldo, 1998/2002 – 14 jogos e 8 gols
8 – Juninho Pernambucano, 2006 – 3 jogos e 1 gol
9 – Josué, 2010 – 1 jogo
10 – Hernanes, 2014 – 3 jogos

Fonte: Blog de Cassio Zirpoli

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.