Ouvindo...

Entenda a disputa de Manaus e Brasília para ter Brasil x Argentina em novembro

CBF definirá nas próximas semanas local do confronto contra o time de Messi, pelas Eliminatórias; jogos de setembro e outubro já têm sedes

Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que receberia uma das semifinais da Copa Feminina

A diretoria da CBF já confirmou os locais dos dois primeiros jogos da Seleção Brasileira como mandante nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026: dia 8 de setembro o Mangueirão, em Belém, receberá Brasil x Bolívia e em outubro, sem dada certa ainda, a Arena Pantanal, em Cuiabá, será sede do confronto contra a Venezuela.

Em novembro, também ainda sem um dia exato, o Brasil receberá seu maior rival, a Argentina de Lionel Messi (que deve se convocado) e atual campeã mundial. E duas cidades disputam o privilégio de ter esse encontro: Manaus, com a Arena da Amazônia, e Brasília, como Mané Garrincha. O presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, disse em entrevista há alguns dias que a Arena Pernambuco, na região metropolitana do Recife, se candidatou para ter esse confronto, mas a Itatiaia apurou que a o Estado deve receber um confronto futuro da Seleção, em 2024 ou 2025.

A intenção inicial da CBF era a de que Manaus recebesse Brasil x Argentina, e por um motivo específico: logística. Antes de encarar os argentinos em casa, a Seleção do técnico Fernando Diniz irá até a Colômbia, e uma viagem até a capital do Amazonas seria mais curta, com tempo melhor de recuperação física para os atletas.

A Arena da Amazônia foi vistoriada, e aprovada, pela Conmebol, que faz a operação dos jogos das Eliminatórias para a Fifa. Tudo ok? Não.

A AFA, a Associação de Futebol da Argentina, não gostou muito da ideia de sair de Buenos Aires, onde enfrentará o Uruguai na rodada anterior da janela de setembro, para Manaus, atravessando praticamente toda a América do Sul.

Mas como o tema logística não surtiria efeito, já que a CBF indica a cidade que quiser em território brasileiro, a AFA apresentou à Fifa e a à Conmebol uma preocupação com segurança. E remeteu ao jogo que jamais acabou (e quase nem começou): aquele de 5 de setembro de 2021, na Neo Química Arena, em São Paulo, interrompido aos cinco minutos porque as autoridades brasileiras identificaram problemas na entrada de profissionais da delegação argentina ao país com base no protocolo de controle da Covid-19. A partida nunca mais aconteceu.

Fifa e Conmebol estenderam essa preocupação à CBF afirmando que Brasil x Argentina é sempre um encontro mais tenso, pela rivalidade histórica, e que esse específico, o primeiro no país depois da confusão de setembro de 2021, merece cuidado redobrado.

Por isso que a confederação brasileira decidiu vistoriar o estádio Mané Garrincha, em Brasília, como opção. A entidade tem até o fim de setembro para definir o local de Brasil x Argentina, mas se Manaus perder esse confronto deverá ser compensada com outro mais adiante.

Por decisão do presidente Ednaldo Rodrigues, o calendário do Brasil nessas Eliminatórias deve colocar partidas em nove cidades diferentes, diferentemente do que ocorreu na competição passada, para a Copa de 2022, quando o estádio do Corinthians, preferido do técnico Tite, teve três confrontos, incluindo aquele contra a Argentina suspenso definitivamente.

Cidades como São Paulo, Rio, BH e Porto Alegre devem ser contempladas, assim como pelo menos duas cidades do Nordeste, provavelmente Salvador e Recife.

Veja abaixo o calendário completo das Eliminatórias:

Calendário do Brasil nas Eliminatórias

Setembro de 2023
8 - Brasil x Bolívia - 21h45 (de Brasília) - no Mangueirão, Belém
12 - Peru x Brasil - 23h (de Brasília) - em Lima

Outubro de 2023
Brasil x Venezuela - na Arena Pantanal, em Cuiabá
Uruguai x Brasil

Novembro de 2023
Colômbia x Brasil
Brasil x Argentina

Setembro de 2024
Brasil x Equador
Paraguai x Brasil

Outubro de 2024
Chile x Brasil
Brasil x Peru

Novembro de 2024
Venezuela x Brasil
Brasil x Uruguai

Março de 2025
Brasil x Colômbia
Argentina x Brasil

Junho de 2025
Equador x Brasil
Brasil x Paraguai

Setembro de 2025
Brasil x Chile
Bolívia x Brasil

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.