Ouvindo...

CBF vai ampliar para amistoso em Portugal ação antirracista por Vini Jr.

Brasil enfrentará Guiné, dia 17 de junho, em Barcelona, e Senegal, três dias depois, em Lisboa; veja detalhes da campanha

Vinícius Junior em ação pela Seleção Brasileira

A campanha contra o racismo que a CBF fará por Vinicius Junior em jogo da Seleção Brasileira contra Guiné em 17 de junho, na Espanha, será repetida no segundo confronto nessa janela de amistosos, três dias depois, dia 20, frente Senegal, em Lisboa. Ficou acertado também nos últimos dias que os atos terão participação das equipes africanas.

Inicialmente, a ideia era realizar a campanha somente no jogo no Cornellà-El Prat, estádio do Espanyol, em Barcelona, já que é o país no qual Vini Jr. joga, no Real Madrid, e onde tem sofrido atos racistas de torcedores quando sua equipe atua como visitante.

Mas, após conversa entre as direções da CBF, da Federação Senegalesa, de Federação Portuguesa e da Fifa, se decidiu ampliar os atos para o confronto que vai ocorrer no estádio José Alvalade, do Sporting.

As principais ativações têm como mote a marca que a CBF lançou contra o racismo e que tem sido usada em jogos do Campeonato Brasileiro: “com racismo, não tem jogo”. Mas não será só isso:

  • CBF pedirá autorização à Fifa para usar no uniforme declarações antirracistas, ideia é que possa ter mais de uma frase representada nas camisas;

  • essas mesmas declarações seriam repetidas nos telões e alto-falantes do estádio;

  • convidar ex-jogadores brasileiros, de preferência com ligações com o futebol espanhol e português para participar da campanha, atuando no dias anteriores e na data da partida;

Vinícius Junior foi convocado pelo técnico interino Ramon Menezes e será peça-chave nessas ativações. A CBF consultou o estafe do atleta para saber se ele se sentiria confortável com toda a situação, principalmente pelo fato de o jogo na Espanha ocorrer em Barcelona, cidade do arquirrival do Real Madrid. A resposta foi positiva.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, avisou que pretende comparecer na partida do Cornellà-El Prat, como forma de apoio à campanha. O chefe da Uefa, Aleksander Ceferin, também foi chamado, mas ainda não confirmou. Javier Tebas, CEO da La Liga, que tem criticado as reações de Vini Jr. contra as manifestações racistas, não deve ser chamado.

A convocação

Ramon Menezes convocou no domingo (28) 23 jogadores para os dois jogos. Vinicius Jr. claro, estará presente, mas houve surpresas.

Da lista, 14 convocados estiveram na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Além disso, cinco jogadores podem estrear com a camisa amarelinha: Vanderson, Nino, Ayrton Lucas, Joelinton e Malcom.

Ramon foi o interino também em março, quando o Brasil perdeu por 2 a 1 para Marrocos, em Tânger-MAR, no único jogo até aqui pós-Copa do Catar. A CBF ainda tem esperanças de contratar Carlo Ancelotti, do Real Madrid-ESP.

Veja a lista completa:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras);

  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Alex Telles (Sevilla) e Ayrton Lucas (Flamengo);

  • Zagueiros: Ibañez (Roma), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense);

  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras) e Lucas Paquetá (West Ham);

  • Atacantes: Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Rony (Palmeiras) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.