A CBF confirmou nesta sexta-feira (26) que Ramon Menezes será novamente o técnico interino da Seleção Brasileira principal nos dois amistosos de junho, na Europa. Ele convocará o elenco no domingo (28), às 11h30 (de Brasília), na sede da confederação, no Rio de Janeiro.
Os jogos serão contra Guiné, em 17 de junho, no Camp Nou, em Barcelona, e Senegal, no dia 20 de junho, em no estádio José Alvalade, em Lisboa. O confronto na Espanha marcará a campanha antirrascista organizada pela CBF e terá como protagonista o atacante Vinícius Junior, que sofre há meses insultos racistas no país, onde joga pelo Real Madrid.
Ramon Menezes terá uma maratona nas próximas semanas para conciliar o trabalho na Seleção Brasileira Sub-20, que disputa neste momento o Mundial, na Argentina, e a Seleção principal. Primeiro ele terá que viajar de Buenos Aires ao Rio logo após o Brasil encarar, neste sábado (27), a partir das 15h (de Brasília), a Nigéria, jogo decisivo pela classificação às oitavas de final.
Com três pontos no Grupo D, após derrota para a Itália (3 a 2) e vitória sobre a República Dominicana (6 a 0), o Brasil pode se classificar até com um empate, já que quatro terceiros colocados avançam. Se vencer, deve ser o primeiro, mas perder pode ser eliminado e aí Ramon ficaria livre para a principal.
Ele, portanto, convocará os jogadores para a Seleção principal no fim da manhã de domingo e, se o Brasil estiver classificado para as oitavas, voltará para a Argentina para o jogo das oitavas de final, que será na quarta-feira (31).
Se a Seleção Sub-20 chegar à final do Mundial jogará em 11 de junho, de La Plata, a partir das 18h (de Brasília), um dia antes do primeiro dia de treinamentos da Seleção principal na Espanha. Ramon, portanto, terá que deixar a Argentina de madrugada e viajar até a Europa.
O futuro da Seleção
Ramon Menezes foi o comandante interino da Seleção principal em março, na derrota de 2 a 1 em amistoso para o Marrocos, em Tânger, o único confronto do Brasil até agora depois da Copa do Mundo do Qatar. Mas não há chance de ele ser efetivado.
A direção da CBF continua esperando por Carlo Ancelotti para ele ser o técnico efetivo da Seleção Brasileira, apesar do italiano ter tido nas últimas semanas que vai ficar no Real Madrid.
A confederação brasileira tem informações de que o clube espanhol pode demiti-lo, já que perdeu o Campeonato Espanhol para o rival Barcelona e caiu na semifinal da Ligas dos Campeões para o Manchester City-ING. Algo deve ser decidido até 4 de junho.