A Fifa decidiu liberar para o Brasil o sinal do Mundial Sub-20 por meio de seu streaming, o Fifa+. Com isso, todas as partidas da competição poderão ser assistidas ao vivo e de graça. O Grupo Globo, por meio do SporTV (a cabo) e do Globoplay (streaming), e a Cazé TV, o canal do streamer Casimiro Miguel no Youtube, também terão partidas da competição, mas em pacotes limitados.
A entidade também transmitirá o torneio, que começa neste sábado (20), na Argentina, por meio do Fifa+ a
Outros mercados importantes que teriam transmissão limitada agora terão imagem de todos os confrontos liberados pelo streaming da Fifa. Na Espanha, por exemplo, a Fifa vendeu os direitos à Mediapro, com sede em Barcelona, que transmitirá apenas as fases finais, a partir das oitavas de final. Já na Itália, a RAI passará apenas os confrontos da seleção italiana, que está no Grupo D, junto com Brasil, Nigéria e República Dominicana.
Os cinco países que participação do Mundial e não teriam imagens dos jogos, porque não houve venda a nenhuma empresa, como mostrou a Itatiaia, também terão as imagens liberada por streaming, de graça, via Fifa+: Nova Zelândia, Fiji, República Dominicana, Uzbequistão e Inglaterra.
A direção da Fifa entendeu que não seria vantajoso ter sua Copa do Mundo júnior no escuro, jargão usado para eventos que não são transmitidos, para mercados em que ainda negocia contratos como os da Copa do Mundo feminina, que será disputada entre 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e na Austrália. O número de locais que receberão o sinal ao vivo do Mundial Sub-20 aumentou de 158 para 170, com a liberação do sinal via Fifa+.
A Fifa define os locais em que negocia seus campeonatos como territórios, e não países, porque em alguns casos as vendas ocorrem para regiões que nem autônomas são. Um exemplo é o departamento francês chamado Reunião, uma ilha no Oceano Índico, em águas africanas, que a Fifa cede separadamente dos pacotes oferecidos para a França.
Mudança de sede
O Mundial Sub-20 seria disputado inicialmente na Indonésia, nas mesmas datas. Mas depois de políticos locais pedirem para que a delegação de Israel fosse proibida de entrar no país, devido à relação diplomática ruim entre Indonésia e Israel, a direção da Fifa decidiu retirar o torneio do país asiático -- e ainda deve multar a federação local, responsável pela organização.
A Argentina se ofereceu, e o Catar também, para receber o campeonato e a cúpula da federação internacional optou em ceder o torneio ao país atual campeão mundial sênior. Os argentinos entraram na Copa Sub-20 como país-sede, já que não haviam conseguido uma das quatro vagas via Campeonato Sul-americano. Brasil, Equador, Uruguai e Colômbia se classificaram.
São 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados, avançam à oitavas de final, quando começa a fase mata-mata até a final. Quatro cidades receberão jogos: Santiago del Estero, San Juan, Mendoza e La Plata, esta o palco da final em 11 de junho.
Esses serão os 16 jogos que SporTV e Globoplay passarão na fase de grupos da Copa sub-20 (os horários são de Brasília). Ainda não há a lista da Cazé TV, mas haverá confrontos concomitantes:
EUA x Equador - 15h - 20 de maio
Argentina x Uzbequistão - 18h - 20 de maio
Israel x Colômbia - 15h - 21 de maio
Brasil x Itália - 18h - 21 de maio
França x Coreia do Sul - 15h - 22 de maio
Uruguai x Iraque - 18h - 22 de maio
EUA x Fiji - 15h - 23 de maio
Argentina x Guatemala - 18h - 23 de maio
Itália x Nigéria - 15h - 24 de maio
Brasil x República Dominicana - 18h - 24 de maio
Uruguai x Inglaterra - 15h - 25 de maio
Iraque x Tunísia - 18h - 25 de maio
Equador x Fiji - 15h - 26 de maio
Argentina x Nova Zelândia - 18h - 26 de maio
Brasil x Nigéria - 15h - 27 de maio
Honduras x França - 18h - 28 de maio