A Fifa negociou os direitos de transmissão do Mundial Sub-20 masculino para 158 países. Segundo documento obtido pela Itatiaia, mercados importantes para a federação internacional, como Alemanha, China e Reino Unido não terão imagens do torneio que será disputado na Argentina e começa já no próximo sábado (20) -- a final está marcada para 11 de junho.
Para o Brasil a transmissão ocorrerá pelo Grupo Globo, com 24 confrontos (16 da fase de grupos), a princípio sem TV aberta e com sinal no SporTV (a cabo) e Globoplay (streaming). E pela Cazé TV, o canal no Youtube do streamer Casimiro Miguel, que terá 16 partidas, uma por dia de competição, contando, claro, com os jogos do Brasil.
A Fifa criou um pacote casado para venda dos direitos de transmissão de torneios realizados em 2023: continha a Copa do Mundo feminina, que será entre 20 de julho e 20 de agosto, na Nova Zelândia e Austrália, e os torneios sub-20 e sub-17 masculinos.
Como a venda da Copa feminina esbarrou em ofertas consideradas baixas pela entidade mundial, o que por enquanto está
Mas os pacotes negociados foram com conteúdos limitados, e preços mais baixos portanto. Na Espanha, por exemplo, a Fifa vendeu os direitos à Mediapro, com sede em Barcelona, que transmitirá apenas as fases finais, a partir das oitavas de final. Já na Itália, a RAI passará apenas os confrontos da seleção italiana, que está no Grupo D, junto com Brasil, Nigéria e República Dominicana.
Jogam o Mundial, mas torcedores não assistem
Dos 24 participantes do
Segundo o documento da Fifa enviado a parceiros com as emissoras habilitadas a transmitir o Mundial, não há previsão de o Fifa+ liberar o sinal -- a Itatiaia apurou que é uma maneira da entidade não ceder a preços mais baixos de acordos para o seu principal torneio em 2023, a Copa feminina.
A Fifa define os locais em que negocia seus campeonatos como territórios, e não países, porque em alguns casos as vendas ocorrem para regiões que nem autônomas são. Um exemplo é o departamento francês chamado Reunião, uma ilha no Oceano Índico, em águas africanas, que a Fifa cede separadamente dos pacotes oferecidos para a França.
Mudança de sede
O Mundial Sub-20 seria disputado inicialmente na Indonésia, nas mesmas datas. Mas depois de políticos locais pedirem para que a delegação de Israel fosse proibida de entrar no país, devido à relação diplomática ruim entre Indonésia e Israel, a direção da Fifa decidiu retirar o torneio do país asiático -- e ainda deve multar a federação local, responsável pela organização.
A Argentina se ofereceu, junto com o Qatar, para receber o campeonato e a cúpula da federação internacional optou em ceder o torneio ao país atual campeão mundial sênior. Os argentinos acabaram entrando na Copa Sub-20 como país-sede, já que não haviam conseguido uma das quatro vagas via Campeonato Sul-americano. Brasil, Equador, Uruguai e Colômbia se classificaram.
São 24 seleções, divididas em seis grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados, avançam à oitavas de final, quando começa a fase mata-mata até a final. Quatro cidades receberão jogos: Santiago del Estero, San Juan, Mendoza e La Plata, esta o palco da final em 11 de junho.
Esses serão os 16 jogos que SporTV e Globoplay passarão na fase de grupos da Copa sub-20 (os horários são de Brasília). Ainda não há a lista da Cazé TV, mas haverá confrontos concomitantes:
EUA x Equador - 15h - 20 de maio
Argentina x Uzbequistão - 18h - 20 de maio
Israel x Colômbia - 15h - 21 de maio
Brasil x Itália - 18h - 21 de maio
França x Coreia do Sul - 15h - 22 de maio
Uruguai x Iraque - 18h - 22 de maio
EUA x Fiji - 15h - 23 de maio
Argentina x Guatemala - 18h - 23 de maio
Itália x Nigéria - 15h - 24 de maio
Brasil x República Dominicana - 18h - 24 de maio
Uruguai x Inglaterra - 15h - 25 de maio
Iraque x Tunísia - 18h - 25 de maio
Equador x Fiji - 15h - 26 de maio
Argentina x Nova Zelândia - 18h - 26 de maio
Brasil x Nigéria - 15h - 27 de maio
Honduras x França - 18h - 28 de maio