Rafinha, do São Paulo, será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de frase dita na saída do gramado no clássico contra o Palmeiras no dia 25 de outubro. Na ocasião, o lateral foi expulso, e deixou o campo afirmando que Raphael Claus, árbitro da partida, “era palmeirense”.
O julgamento está marcado para o próximo dia 21 de novembro, um dia antes do duelo do São Paulo contra o Fluminense, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A frase do jogador contra Claus se enquadra no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD ), que fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”. A pena aplicada pode ir de uma a seis partidas.
Caso seja punido com pena máxima, Rafinha não atuaria mais no restante do Campeonato Brasileiro.
“Informo ainda que após ser expulso veio em minha direção e disse as seguintes palavras: ‘você apita para caralho, mas acho que você é palmeirense’. Fui informado também pelo quatro árbitro que o mesmo quando estava deixando o campo de jogo disse as seguintes palavras: ‘o Claus é palmeirense, o Claus é palmeirense’”, relatou Claus na súmula divulgada no portal da CBF.
O lateral atuará normalmente neste domingo (12), às 18h30 (de Brasília), contra o Santos. O duelo é válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.