Neste sábado (19), São Paulo e Botafogo empataram em 0 a 0 no Estádio do Morumbi, na capital paulista. O duelo foi válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira do segundo turno da competição nacional.
Conforme pode ser imaginado pelo próprio placar, o duelo entre paulistas e cariocas não foi palco de grandes chances das duas equipes. A partida contou com muita disputa no meio de campo e pouco fez com que os goleiros Jandrei e Lucas Perri trabalhassem.
O Botafogo se mantém líder da competição, com 48 pontos. Já o São Paulo cai para a décima posição na tabela, com possibilidade de perder mais uma posição caso o Atlético vença o Vasco no Maracanã, neste domingo (20).
Outro comando
O técnico Dorival Júnior não pôde ficar à beira do gramado para o confronto. O comandante do São Paulo foi advertido com cartão amarelo no duelo contra o Flamengo, o último da equipe, e cumpriu suspensão pela terceira advertência no campeonato.
Com isso, o São Paulo foi comandado por Lucas Silvestre, filho de Dorival, que ficou à beira do campo.
Caras novas x 11 de sempre
O São Paulo teve oito mudanças na equipe titular em relação aos que enfrentaram o Corinthians, na quarta-feira (16), pela Copa do Brasil. As trocas vão desde o goleiro até o comando de ataque tricolor.
No sistema defensivo, Rafael, Rafinha e Beraldo ficaram no banco de reservas e deram lugar a Jandrei, Nathan e Diego Costa. O meio de campo foi praticamente remontado com a entrada de Gabi Neves, Michel Araújo e James nas vagas de Alisson, Rodrigo Nestor e Lucas. O comando de ataque teve Juan e Luciano, ao invés de Calleri e Wellington Rato.
Pelo lado do Botafogo, como esperado, foi mantida a formação esperada. Vale destacar que Tiquinho Soares, grande nome da equipe, é desfalque devido a lesão no joelho.
Troca inesperada
Ainda aos oito minutos, o São Paulo precisou fazer uma substituição que não estava no roteiro. O volante Pablo Maia caiu no gramado alegando dores na coxa e precisou deixar o campo de maca. A opção da comissão técnica foi pela entrada de Luan.
A blitz
A proposta de jogo do Botafogo não fugiu ao que a equipe se caracterizou por fazer durante todo o primeiro turno. A equipe de Bruno Lage buscou pressionar a saída de bola do São Paulo com muita intensidade, forçando erros para recuperar a posse.
Por vezes, a pressão chegou a resultar em chances claras. Eduardo e Janderson chegaram a ficar cara a cara com Jandrei, mas desperdiçaram as oportunidades com chutes para fora da meta. Em outra, Tchê Tchê teve espaço para chutar de fora da área e quase marcou.
“Perninha”
No decorrer do segundo tempo, o telão do Morumbi anunciou que o volante Tchê Tchê foi punido com cartão amarelo. O comunicado fez explodirem as arquibancadas do Morumbi, em tom de brincadeira com o jogador que já havia atuado pelo clube.
Minutos depois, as arquibancadas puxaram um coro gritando “perninha”. O termo é uma alusão à discussão entre Tchê Tchê e o técnico Fernando Diniz, à época que ambos estavam no clube Tricolor.
São Paulo x Botafogo
São Paulo
Jandrei; Nathan, Arboleda, Diego Costa , Welington; Pablo Maia (Luan), Gabriel Neves (Pato), Michel Araújo e James Rodríguez (Lucas); Juan (Calleri) e Luciano (Rodriguinho). Técnico: Lucas Silvestre
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido (JP Galvão), Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Victor Sá (Junior Santos), Luis Henrique (Segovia) e Janderson (Diego Costa). Técnico: Bruno Lage
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 18 de agosto de 2023, sábado, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Ramon Abatti Abel-SC
Assistentes: Alex dos Santos-SC e Thiaggo Labes-SC
VAR: Daniel Nobre Bins-RS
Gols:
Cartões amarelos: Di Placido e Tchê Tchê, do Botafogo; Luciano e Welington, do São Paulo
Cartões vermelhos: