Nesta quinta-feira (08), o São Paulo goleou o Deportes Tolima, da Colômbia, por 5 a 0, e encaminhou a classificação às oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os gols do Tricolor foram anotados por Calleri, Luciano, Caio Paulista (duas vezes) e David.
A partida foi de amplo domínio do São Paulo, que só encontrou empecilhos nas duras entradas dos jogadores do Tolima, que apostaram em um jogo físico. Logo após Calleri abrir o marcador, e os colombianos terem um jogador expulso, ficou simples o caminho do Tricolor para a goleada, que se concretizou.
Agora, o São Paulo tem pela frente uma parada dura pelo Campeonato Brasileiro. Neste domingo (11), os comandados de Dorival Júnior recebem o Palmeiras, no Morumbi, pela décima rodada rodada da competição nacional.
Força total!
O São Paulo veio a campo com força total para enfrentar o Deportes Tolima. Apesar da expectativa que Dorival Júnior pudesse poupar algumas peças projetando o clássico contra o Palmeiras, neste domingo (11), a decisão foi diferente.
E o termo “força total” também faz jus ao que foi a proposta do Tolima nos minutos iniciais. O time apostou em uma ideia de jogo mais física, com entradas bastante duras sobe os jogadores são-paulinos.
De placa!
O Tricolor abriu o placar com um verdadeiro gol de placa no Morumbi. Na jogada, Luciano arrancou desde o meio-campo e chegou na região frontal à grande área, onde serviu Calleri. O argentino trouxe para a perna direita e bateu colocado, no ângulo de Neto Volpi, que nada pôde fazer.
O gol, anotado aos 28 minutos, até demorou para sair se levada em consideração a fragilidade do time do Tolima. E para piorar a situação dos colombianos, no mesmo lance em que saiu o gol de Calleri, o zagueiro Riascos foi punido com o segundo cartão amarelo e foi para os vestiários mais cedo.
Até quando não toca!
Como já era de se imaginar, o São Paulo se aproveitou das vantagens técnica e numérica para ampliar o placar no Morumbi ainda no primeiro tempo. Na jogada, Calleri foi acionado no pivô e deu lindo corta-luz para Luciano, que só teve o trabalho de ajeitar para a perna esquerda e marcar.
A música “toca no Calleri que é gol” entoada pelos tricolores no primeiro tento, ganhou novos versos quando o argentino, sem mesmo tocar na bola, cria uma jogada de gol para o São Paulo. E a dose se repetiu minutos depois, quando o camisa 9 repetiu o gesto e deixou Caio Paulista livre para transformar a vitória em goleada.
À moda antiga
Caio Paulista, atacante de origem, relembrou os velhos tempos, por mais que estivesse jogando como lateral. Após anotar o terceiro gol são-paulino com oportunismo na grande área, o camisa 38 repetiu a dose com um golaço, de fora da área.
Aos 15 do segundo tempo, Luciano recebeu pelo lado esquerdo em sobra de escanteio. O camisa 10 apenas escorou para Caio Paulista, que bateu colocado do bico da área e acertou o ângulo, sem chances para o goleiro do Tolima.
A tabela!
O São Paulo se colocou em uma situação extremamente favorável para se garantir como líder do grupo na Sul-Americana. Com o triunfo, o Tricolor abriu três pontos e uma larga margem de diferença no saldo de gols para o Tigre, da Argentina.
Na última rodada, líder e vice-líder se enfrentam no Morumbi para encerrar a fase de grupos da competição continental. Enquanto o primeiro colocado vai diretamente às oitavas de final, o segundo ainda precisa passar por um playoff para avançar de fase.
São Paulo 5x0 Deportes Tolima-COL
São Paulo
Rafael; Rafinha (Nathan), Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia (Luan), Gabriel Neves, Michel Araújo (Rodrigo Nestor) e Luciano (Marcos Paulo); Juan e Calleri (David). | Técnico: Dorival Jr.
Tolima
Neto Volpi; Riascos, Arboleda, Cuenú e Hernández (Boné); Ríos e Nieto (Trujillo); Arango (Barbosa), Guzmán (Mera) e Lucumí; Herazo (Brayan Gil). Técnico: Juan Cruz Real
Motivo: quinta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana
Data e horário: 8 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo-SP
Árbitro: Leodán Gonzalez-URU
Assistentes: Richard Trinidad-URU e Pablo Llarena-URU
Árbitro de vídeo: Antonio Garcia-URU
Gols: Calleri (28 min 1ºT), Luciano (34 min 1ºT), Caio Paulista (36 min 1ºT e 15 min 2ºT), David (31 min 2ºT)
Cartões Amarelos: Riascos, Cuenú e Juan Ríos, do Tolima; Rafinha e Nestor, do São Paulo
Cartões Vermelhos: Riascos, do Tolima