O São Paulo foi derrotado pelo Grêmio neste domingo (4), em duelo que colocou frente a frente grandes técnicos do futebol brasileiro como Dorival Júnior e Renato Gaúcho. Depois de perder de virada, o treinador do Tricolor Paulista foi questionado sobre a diferença na avaliação aos treinadores estrangeiros, questão abordada por Renato durante a semana.
“Não vou levantar hipóteses (sobre a avaliação ao trabalho de estrangeiros no futebol), mas no Brasil é assim em qualquer área de atuação. (O escritor) Paulo Coelho é outro exemplo claro, é entendido de outra maneira no nosso país. De fora tem valor impressionante, o nativo muitas vezes não. Todos os estrangeiros que vieram estão sendo bem recebidos, mas infelizmente nosso histórico traz N situações”, analisou o treinador sobre a avaliação da crítica em cima dos treinadores estrangeiros, em coletiva na Arena do Grêmio.
“Todos estão tendo possibilidades de conhecerem os trabalhos dos brasileiros para poderem avaliar se temos qualidades. Não deixamos a desejar a profissionais de nenhum canto. Recebemos profissionais de todo o mundo no nosso país, então isso deveria ser bem avaliado e repensado. Está na hora de verem que queremos respeito e igualdade. Não existindo igualdade é natural que exista um desencontro muito grande, e a vantagem é de quem vem de fora para dentro”, seguiu o técnico.
A fala repercutiu em cima de outra declaração de Renato Gaúcho, nesta semana, que comparou a paciência da mídia contra portugueses, europeus em geral e outros estrangeiros em relação aos treinadores brasileiros.
“Queria ver se fosse um treinador estrangeiro, até um português, que estivesse aqui no Grêmio. Estariam fazendo uma estátua para ele. Para mim, parece normal. Queria ver se fosse um gringo. Eu gosto deles, tem espaço para todo mundo. Vejo uns endeusando. Não estou me valorizando. Sou pago para buscar resultados ao Grêmio”, disse Renato em coletiva, na última quarta-feira (1).
Após 11 jogos sem derrotas, Dorival Júnior perdeu a primeira no meio de semana, contra o Sport, no Morumbi, e emendou a segunda derrota consecutiva. A tentativa de recuperação vem na próxima quinta-feira (8), contra o Tolima, no Morumbi, pela Sul-Americana, às 19h (de Brasília).