O inédito rebaixamento do Santos, confirmado nesta quarta-feira (6), com a derrota de 2 a 1 para o Fortaleza e as vitórias de Bahia e Vasco, faz com que apenas dois clubes nunca tenham sido rebaixados à Série B do Campeonato Brasileiro: São Paulo e Flamengo.
A CBF unificou recentemente torneios nacionais disputados a partir de 1959 como Campeonato Brasileiro, apesar de o torneio ter sido denominado assim apenas em 1971 (com o Atlético como primeiro campeão).
Na história
Até 2003, quando o torneio passou a ser disputado por pontos corridos, o Brasileiro teve várias fórmulas e anos até sem segunda divisão bem definida.
Nos últimos 20 anos, entretanto, o sobe e desce ficou mais bem definido, e todos os clubes de grande torcida jogaram na B alguma vez, com exceção de São Paulo, Flamengo e Santos. No caso dos praianos, a primeira vez ocorrerá em 2024.
O apoio da torcida, neste jogo e nos últimos meses, apesar das péssimas atuações e do risco de queda, não foi suficiente para evitar o desastre. Nesta quarta, contra o Fortaleza, muitos torcedores receberam o elenco com festa antes do confronto, mas o choro foi recorrente ao apito final de Leandro Pedro Vuaden, com objetos arremessados e invasão de campo.
O Cuiabá, desde que subiu pela primeira vez à elite, em 2021, não voltou para a Série B.