Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Em jogo de expulsões, Santos goleia o Vasco e deixa o Z4 do Campeonato Brasileiro

Peixe faz 4 a 1 no Cruz-Maltino, na Vila Belmiro, ultrapassa rival na tabela, e sai a zona de rebaixamento; cariocas podem retornar

Em jogo de expulsões e confusão, o Santos goleou o Vasco por 4 a 1, neste domingo (1), na Vila Belmiro, e deixou a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiiro. O Cruz-Maltino agora volta a temer o retorno para incômoda zona.

Os gols do Peixe foram anotados por Marcos Leonardo, duas vezes, Rincón, no primeiro tempo, e Soteldo, já na segunda etapa. Pelo Vasco, Vegetti marcou ainda na primeira etapa.

Na tabela

Com a vitória, o Santos está fora da zona de rebaixamento. A equipe da Baixada Santista chegou aos 27 pontos, ultrapassando Vasco, Goiás e Bahia. Já o Cruz-Maltino, estaciona nos 26 pontos e em caso de empate ou vitória do Goiás, diante do Botafogo, retorna mais uma vez para a zona de rebaixamento do Brasileiro.

Pênalti duvidoso

O Vasco iniciou o confronto melhor do que o Santos, mas a arbitragem acabou virando protagonista logo no início da partida. Marcos Leonardo foi derrubado na área por Pumita e Anderson Daronco mandou seguir. O VAR recomendou a revisão e a infração foi confirmada, após análise.

Na cobrança, Marcos Leonardo deslocou Léo Jardim e abriu o marcador para o Peixe e explodiu a torcida na Vila Belmiro, em um momento melhor do Vasco.

Entregada aqui e entregada lá

Em um lance isolado, Léo recuou errado e entregou de bandeja o segundo gol para Lucas Lima. O meia santista demorou para finalizar e deu tempo para o próprio vascaíno conseguir desarmar e impedir o segundo gol.

E a bola pune. Logo em seguida, Kevyson pegou rebote de escanteio e tentou bater de longe, o chute foi travado e deu contra-ataque para o Vasco com Gabriel Pec. O jovem não foi fominha e rolou para o artilheiro Vegetti, empatar para o Cruz-Maltino.

Santos atropela em minutos

E quando a partida praticamente se encaminhava para a igualdade nos primeiros 45 minutos, o Santos precisou de minutos para voltar a frente do marcador e ampliar, antes mesmo do intervalo.

Na primeira, Tomás Rincón aproveitou desvio em escanteio na segunda trave para colocar o Peixe na frente. E o Vasco desligou. Menos de dois minutos depois, deu espaço para Jean Lucas puxar contra-ataque e servir Marcos Leonardo para abrir 3 a 1.

O ano do Pirata

Até então desconhecido no futebol braileiro, Vegetti segue dando suas credenciais com a camisa do Vasco. O Pirata marcou seu sétimo gol em oito jogos e segue sendo o jogador mais decisivo do Cruz-Maltino. Não só isso, com o gol, ele chegou a 20 gols em 2023, se igualando à sua melhor temporada de toda carreira, em 2021.

O ano de Marcos Leonardo

Se Vegetti vive grande fase, Marcos Leonardo não fica muito atrás. A jovem revelação do Santos soma 19 gols em 36 jogos no ano, dois a menos do que em 2022, quando fez 21 com a camisa do Santos. Com 11 gols, ele está há dois do artilheiro do Brasileiro, Tiquinho Soares, que soma 13. A fase do garoto é espetacular.

Confusão e expulsões

No início da segunda etapa, uma confusão generalizada entre os jogadores gerou três cartões vermelhos na partida. Soteldo fez uma graça na ponta, subindo em cima da bola e foi derrubado por Sebastián, gerando invasão dos bancos de reservas e muita discussão.

Em seguida, a confusão se concentrou no meio de campo, com Medel muito alterado e alegando que foi agredido. Ao final, com os ânimos mais calmos, o chileno recebeu o vermelho, assim como Lucas Lima e Rodrigo Fernández, do Santos. Fernández estava no banco.

Goleada sacramentada

Após as confusões, o Santos ficou cadenciando o confronto para garantir, em grande estilo, a saída da zona de rebaixamento e a vitória. E coube a Soteldo garantir essa saída e com goleada. O camisa 10 aproveitou jogada de Rincón para fuzilar o gol de Léo Jardim e confirmar a boa vitória.

Próximos jogos

O Santos agora faz clássico com o Palmeiras, no domingo (8), às 16h (de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, único torneio que ambos disputam ainda. O Vasco recebe o São Paulo, no sábado (1), às 18h30 (de Brasília), em São Januário.

Santos 4x1 Vasco

Santos

João Paulo; João Basso, Joaquim e Dodô (Messias); Lucas Braga, Tomás Rincón (Camacho), Jean Lucas (Nonato), Lucas Lima e Kevyson; Soteldo (Dodi) e Marcos Leonardo (Julio Furch). Técnico: Marcelo Fernandes.

Vasco

Léo Jardim; Puma (Maicon), Medel, Léo, Lucas Piton, Zé Gabriel (Sebastian), Praxedes (Payet), Paulinho e Marlon Gomes (Jair); Gabriel Pec (Alex Teixeira) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

Gols: Marcos Leonardo (13 min 1ºT e 47 min 1ºT); Tomás Rincón (45 min 1ºT) e Soteldo (29 min 2ºT) para o Santos; Vegetti (30 min 1ºT) para o Vasco
Cartões amarelos: Dodô, Rincón, João Paulo, Soteldo e Dodi (SAN); Sebastian (VAS)
Cartão Vermelho: Lucas Lima e Rodrigo Fernández (SAN); Medel (VAS)
Motivo: Válido pela 25ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1 de outubro de 2023 (domingo), às 16h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (Fifa/PB)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.
Leia mais