Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista e detentor de um elenco modesto, o Santos começará o Campeonato Brasileiro em baixa. Isso porque, sob o comando do técnico Odair Hellmann, o clube soma pouco mais de 50% de aproveitamento na temporada.
Para a disputa da Série A, o Peixe aposta, mais uma vez, na força dos Meninos da Vila. Titular absoluto do time, o jovem atacante Marcos Leonardo, de 19 anos, é um dos trunfos para a manutenção do Santos na divisão de elite do futebol nacional.
Nome do clube: Santos Futebol Clube
Posição no último Brasileiro: 12º lugar
Desempenho no Estadual 2023: eliminado na 1ª fase (12 jogos, 3 vitórias, 5 empates e 4 derrotas - 38,8% de aproveitamento)
Técnico: Odair Hellmann
Artilheiro em 2023: Marcos Leonardo (7 gols)
Destaque: João Paulo
Principais reforços para o Brasileiro: Messias (zagueiro), Mendoza (atacante), Lucas Lima (meia), João Lucas (lateral), Dodi (volante) e Vladimir (goleiro)
Elenco
Goleiros: João Paulo, Vladimir, Diógenes e Paulo Mazotti
Zagueiros: Messias, Alex de Oliveira, Maicon, Luiz Felipe e Eduardo Bauermann
Laterais: João Lucas, Nathan, Lucas Pires e Felipe Jonatan
Meio-campistas: Dodi, Sandry, Rodrigo Fernández, Vinícius Balieiro, Camacho, Ed Carlos, Miguel, Carabajal, Lucas Barbosa e Vinícius Zanocelo
Atacantes: Mendoza, Soteldo, Lucas Braga, Marcos Leonardo e Ângelo
Análise de jornalista local
Lucas Musetti, setorista do Santos no Uol Esporte
“A expectativa do Santos é de luta contra o rebaixamento. O Peixe novamente foi eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista e teve pouquíssimos momentos de bom futebol na temporada.
Os reforços para o decorrer da temporada são discretos, o trabalho do Odair Hellmann ainda não engrenou e o clube tem problemas políticos e administrativos no departamento de futebol. O Santos ir além da parte de cima da tabela me surpreenderia muito.”
Qual será a briga do Santos na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga contra o rebaixamento
Emerson Romano: briga contra o rebaixamento
Léo Figueiredo: briga contra o rebaixamento
Heverton Guimarães: briga contra o rebaixamento
Alê Oliveira: briga contra o rebaixamento
Nathália Fiuza: briga contra o rebaixamento
Alexandre Simões: meio de tabela