A liderança da primeira fase do
Campeonato Pernambucano após as nove rodadas não serviu apenas para o
Santa Cruz se garantir diretamente na semifinal da competição estadual. O Coral também obteve sua vaga na Copa do Brasil de 2026.
A última participação no torneio nacional foi em 2023, quando caiu na segunda fase para o América, em Belo Horizonte, perdendo por 1 a 0. Na história dessa competição, o Santa Cruz tem 98 jogos, com 37 vitórias, 24 empates e 37 derrotas. O time chegou às quartas de final em 1997, eliminado pelo Ceará, e em 2005, quando caiu para o Cruzeiro.
Na semifinal do Estadual o Santa vai esperar o vencedor de Sport e Decisão, que cruzam nas quartas de final.
No Pernambucano
A primeira fase do Campeonato Pernambucano chegou ao fim na tarde deste sábado (22), com todos os 10 clubes entrando em campo simultaneamente.
Santa Cruz e Maguary empataram sem gols, terminaram como líder e vice-líder, respectivamente, e foram direto para as semifinais.
Terceiro colocado, o
Náutico desperdiçou a oportunidade de terminar no G2 ao perder por 1 a 0 para o Decisão no estádio Odilon Ferreira, em Sertânia. O Timbu vai enfrentar o Retrô nas quartas de final.
O
Sport, que não tinha ambições na rodada, venceu o rebaixado Petrolina por 3 a 1 no estádio Paulo Coelho, no sertão de Pernambuco. O adversário do Leão da Ilha nas quartas de final será o Decisão.