Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Santa Cruz no WhatsApp

Fora do G4 na Série D, Santa Cruz pode ficar sem divisão em 2024; entenda

A duas rodadas do fim da primeira fase, Tricolor deixou o grupo de classificação e pode ser eliminado na próxima rodada

Lucas Silva, atacante do Santa Cruz

O Santa Cruz vive um drama em 2023. Na verdade, mais um. Equipe tradicional no cenário nacional, o Tricolor disputa a Série D do Campeonato Brasileiro pelo segundo ano consecutivo. E, vivendo mau momento na competição, pode ser eliminado com uma rodada de antecedência na próxima rodada. Um resultado que pode impactar diretamente a temporada 2024.

Afinal de contas, o Santa Cruz não conseguiu garantir a classificação à Série D do próximo ano através do Estadual. Além de ter ficado sem vaga na Copa do Brasil 2024 e ter sido direcionado para a fase preliminar da próxima Copa do Nordeste, a equipe coral terminou o Campeonato Pernambucano deste ano em quinto lugar, atrás do Petrolina e do Retrô equipes que garantiram as duas vagas do estado para o Brasileiro.

Com esse cenário, apenas dois fatos podem salvar o Tricolor de ter um calendário esvaziado no próximo ano. O primeiro, alheio a si, está nas mãos do Retrô. Caso o clube pernambucano - em boa fase no nacional - consiga o acesso à Série C, abre-se a vaga ao Santa Cruz. O segundo meio é o próprio time coral conseguir o aceso.

Para isso, entretanto, é preciso o básico: avançar da primeira fase da Série D. O Santa Cruz começou bem a competição, chegando a liderar o Grupo A3 e emendar uma sequência de sete rodadas de invencibilidade com o técnico Felipe Conceição. Mas a magia acabou há quatro rodadas, sem novas vitórias e, pior, com a equipe saindo do G4 num momento crucial.

A derrota desta segunda-feira (10), diante do Campinense, selou o fim da curta paciência da direção do Santa Cruz com Felipe Conceição. “Achamos melhor, depois de uma reunião que tivemos, fazer a mudança. Felipe não faz mais parte dos planos para a sequência da Série D”, disse o coordenador técnico do clube, Zé Teodoro, em coletiva de imprensa, logo após o jogo contra o Campinense, ainda em Campina Grande.

O treinador de 44 anos esteve no Santa Cruz por pouco mais de três meses. No período, fez 16 jogos, com sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

O cenário da Série D para o Santa Cruz

Agora, o Santa Cruz tem mais dois jogos antes de fechar a primeira fase da competição. A equipe volta a jogar no próximo domingo (16), quando receberá o Potiguar, no Arruda. O confronto será uma disputa direta pela classificação.

O Tricolor soma 19 pontos e ocupa a quinta posição. O Potiguar tem 21 e é o terceiro colocado. Caso perca esse duelo, e o Nacional-PB (20), o Pacajus-CE (21) e o Sousa (22) vençam os seus jogos, o Santa Cruz estará desclassificado.

Para não precisar de uma combinação de resultados, o clube pernambucano precisa fazer a sua parte para chegar a última rodada, no domingo (23), diante do Iguatu-CE, fora de casa, dependendo de si para avançar na competição. Em meio a todo esse contexto, vale lembrar, o Santa Cruz ainda busca um novo treinador.

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.