Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Ana Maria Braga chama Abel Ferreira de ‘misógino’, detona postura e faz proposta à imprensa

Ana Maria Braga propôs que a imprensa não compareça mais às coletivas de Abel Ferreira, tendo em vista que ele ‘não quer responder’ os questionamentos

Ana Maria Braga (esq), apresentadora da Globo, e Abel Ferreira, do Palmeiras

Torcedora do Palmeiras, Ana Maria Braga se revoltou com a resposta grosseira do técnico Abel Ferreira à repórter Alinne Fanelli, da Band. No ‘MaisVocê’ desta segunda-feira (26), a apresentadora chamou o português de “misógino” e propôs que a imprensa não vá mais às coletivas do comandante alviverde, visto que ele “não quer responder” às perguntas.

Veja o pronunciamento de Ana Maria Braga

“É muito maluco isso. Não sei lá em Portugal, mas aqui, quando a gente ocupa uma função de chefia, ainda mais no futebol, uma coisa popular, que todos gostam de saber das coisas… Se você é técnico de uma nação, uma das melhores agremiações do Brasil, o senhor tem, sim, a obrigação de dar satisfação para quem quer que seja que lhe pergunte como vai o time.

Ela não fez pergunta pessoal. Não estava perguntando da sua vida, da sua família, de nada seu. Estava perguntando sobre sua função. A sua função, além de treinar os jogadores e fazer um bom trabalho, que o senhor faz em campo, é informar a gente, que é torcedor, que gosta de torcer pelo Palmeiras. E outros, que nem torcem também.

Se o senhor fizesse isso com um homem, falaremos que você é mal educado, mas você disse isso para uma mulher. Eu fico muito espantada, porque há quanto tempo atrás a Leila fez uma entrevista apenas para mulheres. Só de jornalistas mulheres. Aí os jornalistas homens reclamaram. Aí ela disse: ‘Isso é para entenderem o quanto a mulher é discriminada’. Foi o Dia Internacional da Mulher, estou me lembrando aqui.

Agora, o melhor (a se fazer é ninguém) é ninguém ir para a coletiva. Já que ele não quer responder, vai fazer lá o que. Saí. Não se faz isso. É misoginia mesmo, falando isso de uma mulher. A mim, que sou mulher, me parece um desrespeito a todas as mulheres. Eu fico com medo de te encontrar em algum lugar e perguntar algo do meu time”, disse Ana Maria Braga.

Leia também

O caso

O técnico Abel Ferreira se irritou durante entrevista coletiva após a vitória do Palmeiras sobre o Cuiabá, neste sábado (24). Questionado sobre o estado físico de Mayke, que se lesionou durante o jogo, Abel deixou a situação em segundo plano e ponderou que só deve satisfações para três mulheres: sua mãe, sua esposa e Leila Pereira, presidente do clube.

“Mais uma lesão… Há uma coisa que vocês têm que entender. Eu tenho que dar satisfação a três mulheres só: minha mãe, minha mulher e a presidente do Palmeiras, que é a Leila. São as únicas que têm o direito de falar comigo e pedir explicações. Por que a equipe perdeu? Por que se lesionou? Por que colocou o A, o B, o C?”, avisou Abel Ferreira.

No dia seguinte à coletiva no Allianz Parque, o técnico foi às redes sociais se desculpar e afirmar que foi infeliz na resposta. O português afirmou que não tinha a “intenção de causar qualquer constrangimento”. Além disso, ele disse que telefonou para Alinne Fanelli para esclarecer a situação.

Já a repórter publicou texto nas redes sociais em que agradece o apoio que tem recebido. “Saio deste episódio triste, porque nunca passei por uma experiência desagradável como essa em 17 anos de profissão, mas me sentindo fortalecida como profissional e, principalmente, como mulher. O apoio e o acolhimento recebidos têm sido fundamentais para mim neste momento”, desabafou.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.