Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Abel invoca espírito da virada no Palmeiras e evita baixar guarda após atropelo do Flamengo

Treinador alviverde relembra histórico de dificuldades antes de conquistas pelo time

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras

Depois de ser dominado pelo Flamengo, na largada das oitavas de final da Copa do Brasil, nessa quarta-feira (31), o técnico Abel Ferreira invocou “o espírito da virada” para o Palmeiras se reencontrar na temporada. O comandante português lembrou do histórico de dificuldades para garantir que encerrará o ano com novas conquistas.

Leia também

"É verdade que, na minha opinião, fizemos uma primeira volta de campeonato (Brasileiro) até melhor do que fizemos o ano passado, mas isso está à parte. Há aqui duas questões determinantes, que é não termos equipa na máxima força, em função das lesões dos jogadores importantes, não só afeta a dinâmica coletiva, mas também a dinâmica defensiva. Basta olhar para a linha de quatro”, disse Abel Ferreira.

“O que nós queremos é isso, é recuperar os jogadores, perceber que não estamos num bom momento. Já me referi a isso, quer coletivo, quer individual, e continuar a trabalhar numa outra forma, corrigir erros, perceber os erros que tivemos, e continuar o nosso caminho. Não houve nenhum ano em que os que não estivesse no Palmeiras que não passássemos por crises e por momentos difíceis, mas também não houve nenhum ano em que não ganhássemos”, finalizou.

No momento, o Palmeiras está no terceiro lugar na Série A do Campeonato Brasileiro e precisa construir uma vitória por dois gols de diferença para levar a decisão às quartas de final da Copa do Brasil com o Flamengo para os pênaltis. A equipe também está nas oitavas de final da Copa Libertadores e inicia a disputa eliminatória com o Botafogo neste mês.

Com desfalques e apresentando um momento técnico ruim, o Palmeiras soma três derrotas seguidas e igualou a pior sequência da Era Abel Ferreira. Portanto, no próximo domingo (4), às 17h (de Brasília), quando a equipe visita o Internacional, no Beira-Rio, pelo Brasileirão, um novo tropeço confirmará uma marca negativa nunca antes vista em quase quatro anos de trabalho.

Depois de enfrentar o Colorado, o Verdão recebe o Flamengo no confronto decisivo das oitavas de final da Copa do Brasil. A partida acontece na próxima quarta-feira (7), às 20h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

Abel Ferreira comemora título da Série A pelo Palmeiras, no Mineirão, em 2023

Histórico da virada

Treinador com mais finais na história do Palmeiras (13, ao todo) e maior vencedor da história ao lado de Oswaldo Brandão (10 conquistas), Abel Ferreira também é o técnico mais longevo do Palmeiras em uma única passagem.

Para alcançar essas maras, o treinador português precisou superar uma fase ruim em 2021, quando perdeu Mundial, Recopa, Supercopa e ainda foi eliminado da Copa do Brasil pelo CRB. Em seguida, levantou a Copa Libertadores, com apenas 26 jogos no comando.

Em 2022, Abel engoliu eliminações para o São Paulo na Copa do Brasil e Athletico-PR na Copa Libertadores para depois de campeão brasileiro.

Já no ano seguinte, o treinador viveu uma nova fase instável ao cair para o Boca Juniors na Copa Libertadores e ser eliminado pelo São Paulo na Copa do Brasil. Na sequência, liderou uma arrancada histórica para conquistar o bicampeonato brasileiro.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.