Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Contrato com o Real Madrid obriga Palmeiras a liberar Endrick para o Pré-Olímpico

CBF já tem documentação do atacante para inscrevê-lo na competição que distribuirá vagas para os Jogos de Paris 2024

Contrato com o Real obriga Palmeiras a liberar Endrick para o Pré-Olímpico

O Palmeiras será obrigado a liberar o atacante Endrick para a Seleção Brasileira Sub-23, que disputa o Pré-Olímpico em janeiro, na Venezuela. A Itatiaia apurou que o Real Madrid fez a imposição em seu contrato com o clube paulista pelo jogador. O objetivo do gigante espanhol é que o atleta de 17 anos tenha o máximo possível de experiência em torneios por seleções.

Com a liberação para o Pré-Olímpico, Endrick desfalcará a equipe de Abel Ferreira no início da disputa do Campeonato Paulista.

Segundo apuração da reportagem da Itatiaia, o Real Madrid impôs ao Palmeiras que, em caso de convocação, Endrick teria que ser liberado para certos torneios disputados pela Seleção, inclusive o Pré-Olímpico. Neste caso, o jogador se juntará ao goleiro Kaique e ao zagueiro Michel, todos do Verdão.

A CBF já recebeu toda documentação dos três atletas para inscrevê-los nesta sexta-feira (5) junto à Conmebol. Desta maneira, como se apresentam na Seleção nesta segunda-feira (8), mesmo dia da reapresentação do Verdão, o trio será desfalque até o dia 11 de fevereiro, caso a equipe chegue à final da competição.

Negociação

Ter Endrick no grupo era o principal objetivo da comissão técnica e do diretor das Seleções de base da CBF, o ex-lateral Branco. Ele conversou diretamente com a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, para negociar a liberação antes de receber a informação da obrigação por parte do Verdão firmada em contrato com o Real Madrid.

Como a competição não ocorre em uma Data-Fifa, os clubes não são obrigados a liberar.

Havia um impasse com o Palmeiras com relação ao contrato de venda do jogador ao Real Madrid. Ele vai à Espanha em meados de 2024, quando completar 18 anos, mas parte do bônus que o clube paulista tem a receber depende de metas a alcançar, como gols, por exemplo. A ideia do clube, portanto, era tê-lo à disposição da comissão técnica o maior tempo possível de janeiro a junho.

Há bonificação do Real Madrid, de 1,5 milhão de euros (R$ 8 milhões) em caso de convocação, mas apenas para a Seleção Principal. Isso ocorreu em novembro, quando o atacante esteve na lista de Fernando Diniz para os jogos contra a Colômbia, em Barranquilla, e Argentina, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Programação

Os jogadores se apresentam em 8 de janeiro no centro de treinamento da CBF na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O grupo trabalha por lá até o dia 16, e no dia 17 viaja para a Venezuela.

O Brasil está no Grupo A do Pré-Olímpico, junto com Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. A estreia será no dia 23 de janeiro, contra a Bolívia, em Caracas, às 18h (de Brasília). Somente duas Seleções se classificam para os Jogos Olímpicos de Paris, que será entre julho e agosto de 2024.

Jornalista fascinado por futebol de base e análise de desempenho. Faz a cobertura de São Paulo e Palmeiras na Itatiaia após passagens por ESPN, Globoesporte.com e Band.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.