Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Histórias do Brasileirão: Flamengo levanta a taça de 1992 e ‘coloca’ Renato Gaúcho no Cruzeiro

Churrasco após goleada flamenguista no jogo de ida da final criou crise no Botafogo

Histórias do Brasileirão, por Alexandre Simões

Um churrasco, após uma goleada sofrida pelo Botafogo para o Flamengo na primeira partida da decisão do Campeonato Brasileiro de 1992, colocou Renato Gaúcho no Cruzeiro.

Neste domingo (30), às 16h, os dois clubes voltam ao Maracanã, às 16h, para mais uma reedição daquela decisão de mais de três décadas e a rivalidade carioca abre o terceiro episódio das Histórias do Brasileirão.

Em 12 de julho de 1992, os flamenguistas fizeram 3 a 0 nos botafoguenses no Maracanã, no jogo de ida da decisão do Campeonato Brasileiro, encaminhando a taça. No dia seguinte o repórter Tino Marcos, da Rede Globo, foi à casa de Renato Gaúcho, maior jogador daquele Botafogo, e fez uma matéria de um churrasco que tinha como convidado Gaúcho, centroavante do Flamengo e que fechou a goleada do seu time no dia anterior.

A atitude revoltou diretoria e torcida do Botafogo e Renato Gaúcho ficou de fora da segunda partida decisiva, uma semana depois, com o Flamengo conquistando o título com um empate por 2 a 2 diante de 145.230 torcedores, sendo 122.001 pagantes.

Este jogo ficou marcado por uma tragédia, que poderia ter sido muito maior. A superlotação no lado flamenguista provocou a queda da grade de proteção da arquibancada no meio do campo. Dezenas de pessoas caíram nas cadeiras numeradas, com três mortes e 82 feridos.

Voltando ao litígio entre Renato Gaúcho e Botafogo, ele durou mais de um mês. E ele veio parar na Toca da Raposa. A estreia foi em 3 de setembro de 1992, num amistoso justamente contra o Glorioso, vencido pela Raposa por 2 a 1 com quase 30 mil pessoas no Mineirão.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro