Restam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase da Série C, e o Náutico ainda sonha em avançar para o quadrangular final. Neste momento, o Timbu ocupa a 10ª posição da tabela, com 22 pontos - apenas um a menos que o Figueirense, oitavo colocado, que abre a zona de classificação.
De acordo com o site Chance de Gol, o time treinado por Bruno Pivetti tem 26,2% de chances de conquistar esse primeiro objetivo da temporada. A Itatiaia te mostra o que a equipe pernambucana precisa para terminar a fase classificatória dentro do G8.
É importante adiantar: caso o Náutico some apenas um ponto ou não pontue nas duas últimas rodadas, estará automaticamente eliminado.
Náutico faz seis pontos
Naturalmente, a melhor chance do Náutico reside em vencer os dois jogos restantes da primeira fase e fazer seis pontos. O Timbu enfrentará o Ferroviário-CE, no próximo sábado (17), nos Aflitos, e o Londrina, no dia 24 de agosto, um sábado, no Estádio do Café.
Neste caso, o Alvirrubro poderia esperar duas combinações diferentes para avançar de fase. A primeira tem a ver com o Londrina. Adversário direto, o Tubarão é o sétimo colocado da Série C, com 26 pontos.
Caso o clube paranaense não vença o Remo, na rodada anterior, será fatalmente ultrapassado pelo Náutico no cenário em questão.
Dessa forma, o Timbu só precisaria torcer para que o Figueirense, que enfrenta São José-RS (em casa) e Volta Redonda (fora), faça no máximo 4 pontos. Ou então para que o Remo, que encara o São José-RS (fora) na última rodada, faça no máximo 4 pontos.
Caso o clube paranaense vença o Remo, a combinação é um pouco mais simples: para o Náutico avançar, basta que o Figueirense faça no máximo 4 pontos.
Combinação 1
- Náutico faz 6 pontos
- Londrina perde ou empata com o Remo
- Figueirense faz no máximo 4 pontos ou Remo faz no máximo 4 pontos
Combinação 2
- Náutico faz 6 pontos
- Londrina vence o Remo
- Figueirense faz no máximo 4 pontos
Náutico faz 4 pontos
O time treinado por Bruno Pivetti também possui chances de avançar se somar quatro pontos. Para isso, também há duas combinações. A primeira é com o Londrina pontuando contra o Remo - neste caso, o Tubarão não poderia mais ser ultrapassado pelo Timbu.
Sendo assim, o Náutico precisará torcer para que Figueirense e Remo conquistem até 3 pontos, e para que o Tombense faça no máximo 4 pontos.
Na segunda combinação, com o Londrina perdendo para o Remo, o Alvirrubro pode torcer para os seguintes resultados: ou Londrina não pontua contra o Náutico, Remo ou Figueirense fazem até 3 pontos e Tombense faz até 4 pontos; ou Londrina pontua, Remo e Figueirense fazem até 3 pontos e Tombense faz até 4 pontos.
Vale lembrar que o Tombense enfrentará, nas duas últimas rodadas, o Botafogo-PB (em casa), e o Ferroviário-CE (fora de casa).
Combinação 1
Náutico faz 4 pontos
Londrina pontua contra o Remo
Remo e Figueirense (sem golear)* fazem até 3 pontos
Tombense faz até 4 pontos (sem golear)*
Combinação 2
Náutico faz 4 pontos vencendo o Londrina
Londrina não pontua contra o Remo
Remo ou Figueirense (sem golear)* fazem até 3 pontos
Tombense faz até 4 pontos (sem golear)*
Combinação 3
Náutico faz 4 pontos empatando com o Londrina
Remo e Figueirense (sem golear)* fazem até 3 pontos
Tombense faz até 4 pontos (sem golear)*
*O Figueirense possui -1 de saldo, enquanto o Náutico possui 7. Para terminar com a mesma pontuação do Timbu e ficar à frente, o time catarinense precisa tirar essa diferença.
*O Tombense possui 2 de saldo, enquanto o Náutico possui 7. Para terminar com a mesma pontuação do Timbu e ficar à frente, o time mineiro precisa tirar essa diferença.
Náutico faz 3 pontos
Caso o Náutico faça apenas três pontos nas duas últimas rodadas, a chance de classificação é pequena. Isso porque o Timbu dependerá de uma série de equipes para avançar. Confira abaixo.
Combinação única
Náutico faz 3 pontos
Figueirense faz até 2 pontos
Remo faz até 2 pontos
Tombense faz até 3 pontos
Confiança-SE e Floresta fazem até 4 pontos
O Confiança-SE enfrentará São Bernardo-SP (em casa) e Sampaio Corrêa (fora) nas últimas rodadas. Já o Floresta-CE pegará o Athletic-MG (em casa) e o São Bernardo-SP (fora). As duas equipes possuem 19 pontos e, caso façam 6, empatarão com o Náutico em pontos, mas o ultrapassarão no número de vitórias.