A Série C acabou precocemente para o Náutico, mas os encargos e compromissos fixados em contrato com os atletas seguem vigentes. Com um elenco de aproximadamente 30 atletas e uma folha salarial de aproximadamente R$ 700 mil, a direção alvirrubra tem adotado uma série de estratégias para tentar minimizar o impacto de um segundo semestre de inatividade.
Siga os novos canais de esporte da Itatiaia:
Youtube ,Twitter ,Instagram ,Threads eFacebook .Bahia ou Fortaleza na ponta? Veja ranking de sócios-torcedores no Nordeste
Em conversa com a Itatiaia, o executivo de futebol Rodolpho Moreira elencou algumas das ações que o clube têm adotado fim de diminuir custos e manter o Náutico em dia com os compromissos financeiros.
O clube, por exemplo, conseguiu chegar a um acordo com parte dos atletas com contrato para 2024. Outra parte, já pediu rescisão contratual e deixou os Aflitos - casos, por exemplo, dos atletas que pertencem ao Vitória: Gabriel Santiago, Eduardo e Alisson Santos - o primeiro a caminho do Londrina, para disputar a Série B.
“A ideia passa pelo princípio de desonerar o clube ao máximo possível para que a gente consiga da mesma forma que todo o ano de 2023 correu manter os salários em dia, não só de atletas, mas também de funcionários. Mas dentro dessa prerrogativa de desonerar, alguns atletas ainda têm oportunidade de se encaixar numa Série B porque não estouraram nenhum limite imposto pela CBF”, explicou Moreira.
O goleiro Vágner, os zagueiros Joécio e Danilo Cardoso, e o volante Souza estão entre os atletas com contrato para 2024. O dirigente alvirrubro afirmou que, pelo menos uma parcela desses jogadores, aceitou suspender o recebimento dos direitos de imagem para desonerar o clube. Eles voltarão a receber o valor integral a partir da próxima temporada.
“A gente tem tido sucesso em desonerar o clube. Conseguimos que alguns atletas pedissem a rescisão de contrato, teve quem tivesse aberto mão do salário de agosto. A gente conseguiu receber uma antecipação por parte de um clube para poder liberar um atleta colocando algum dinheiro em caixa nesse momento. E até amanhã o clube começa a fazer anúncios de saídas”, disse Rodolpho Moreira.
Até aqui, já se despediram do clube através das redes sociais, o zagueiro Wesley Junio, e os atacantes Jael e Alisson Santos. “As saídas vão provocar uma economia para o clube. E a gente vai fazendo esse trabalho que não queria fazer, queria estar pagando salário e tendo problemas para resolver de outra maneira, mas diante disso, vamos trabalhar dando condição para terminar o ano pagando em dia”, pontuou o executivo alvirrubro.