Bahia ou Fortaleza na ponta? Veja ranking de sócios-torcedores no Nordeste
Recentemente transformado em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e integrado ao Grupo City, o Bahia informou ter 50 mil sócios-torcedores

O Bahia é o clube do Nordeste do Brasil com o maior número de sócios-torcedores na atualidade. O plano do Tricolor é seguido nesta região do país pelos programas de fidelidade e recompensas de Fortaleza, Ceará, Náutico, Vitória e Sport.
A Itatiaia fez um levantamento exclusivo com clubes de todas as regiões do Brasil e apresenta o ranking de sócios-torcedores atualizado até 30 de agosto. Os números foram apurados nas plataformas oficiais ou em contato com assessorias e departamentos de marketing.
Mais de 100 clubes foram consultados, mas nem todos tinham dados consolidados de sócios. Muitos terceirizam a gestão dos programas e não têm relatórios diários de adesões e cancelamentos.
Recentemente transformado em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e integrado ao Grupo City, o Bahia informou ter 50 mil sócios-torcedores no programa Sócio Esquadrão.
O segundo clube do Nordeste com mais sócios-torcedores é o Fortaleza, com 42.310 membros, seguido pelo rival Ceará, com 34.569. Em quarto aparece o Náutico, com 26.805. Grande rival do Bahia, o Vitória é o quinto, 25.603 sócios-torcedores. O sexto do ranking é o Sport, dono de torcida gigante nesta região do Brasil e 20.745 sócios.
As grandes forças do Rio Grande do Norte aparecem na sétima e oitava posições, respectivamente. O ABC tem 7.858 sócios-torcedores, enquanto o América-RN tem 5.216 membros em seu programa de fidelidade e recompensas.
Dos vários clubes consultados nesta região, o Treze-PB, de Campina Grande, foi o único que não informou o seu número de sócios-torcedores.
Forças do interior da Bahia, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense e Juazeirense não têm programas de sócios. Já o Bahia de Feira de Santana está com seu projeto em reformulação, segundo a assessoria.
Ranking de sócios-torcedores dos clubes do Nordeste
Atualizado até 19h de 30 de agosto
-
Bahia - 50 mil sócios
-
Fortaleza - 42.310 sócios
-
Ceará- 34.569 sócios
-
Náutico - 26.805 sócios
-
Vitória - 25.603 sócios
-
Sport - 20.745 sócios
-
ABC-RN - 7.858 sócios
-
América-RN - 5.216 sócios
-
Sampaio Corrêa-MA - 3.716 sócios
-
CRB-AL - 2.773 sócios
-
CSA-AL - 2.549 sócios
-
Santa Cruz - 2.408 sócios
-
Ferroviário-CE - 1.729 sócios
-
Botafogo-PB - 1.534 sócios
-
Confiança-SE - 835 sócios
-
Sergipe - 648 sócios
-
Campinense-PB - 648 sócios
-
Fluminense de Feira-BA - 52 sócios
Treze-PB - Não informou
Levantamento exclusivo da Itatiaia

