A corrida eleitoral à presidência do Internacional para o triênio 2024-26 começou oficialmente nesta sexta-feira (6), com a inscrição das chapas concorrentes. O atual presidente, Alessandro Barcellos, tentará a reeleição e terá Roberto Melo como oponente no pleito. O possível terceiro candidato, José Aquino, que esteve na disputa na última eleição, optou por não concorrer neste ano.
Os candidatos inscreveram suas chapas, junto de seus quatro vice-presidentes, na tarde desta sexta (6). Em 7 de novembro acontecerá o primeiro turno da eleição, quando participam apenas os conselheiros. Depois, os dois candidatos mais votados seguem para o segundo turno, no dia 9 de dezembro, no “pátio”, com a voto dos sócios e a renovação de 50% do CD.
A chapa de Barcellos
O atual mandatário é conselheiro desde 2014. Em 2017, tornou-se vice de administração e finanças de Marcelo Medeiros, dois anos depois substituiu Roberto Melo no cargo de vice de futebol. Em 2020, rompeu com o até então presidente Marcelo Medeiros e lançou candidatura ao Conselho de Gestão. À época, Barcellos se saiu vencedor ao oponente José Aquino.
Barcellos terá o apoio de mais dois movimentos polítos que integram sua chapa. Confira:
Presidente: Alessandro Pires Barcellos (atual presidente)
1º Vice-Presidente: Dalton Schimitt Junior (atual assessor de Gestão e Metas)
2º Vice-Presidente: Ivandro Rodrigo Morbach (Movimento Povo do Clube)
3º Vice-Presidente: Victor Grunberg (atual VP de administração)
4º Vice-Presidente: Miguel de Sampaio Dagnino (atual Diretor de torcidas; Movimento Inove Inter)
A chapa de Melo
Melo foi vice-presidente de futebol entre 2017 e 2019 na gestão de Marcelo Medeiros. O político é integrante do Movimento Inter Grande, o MIG, que comandou o Colorado por duas décadas, nas conquistas de Libertadores e Mundial, e também na decorrada do rebaixamento.
2ª inscrição:
Presidente: Roberto Lúcio Oliveira de Melo (ex-VP da gestão Medeiros)
1º Vice-Presidente: Léo Moura Centeno Júnior (ex-VP de Patrimônio da gestão Medeiros)
2º Vice-Presidente: Luciana Paulo Gomes (candidata com Aquino em 2020)
3º Vice-Presidente: Mauri Luiz da Silva (ex-secretário-geral da gestão Medeiros)
4º Vice-Presidente: Guinther Spode (candidato do MIG em 2020)