Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Grêmio no WhatsApp

Gre-Nal 440 é o último clássico de Suárez pelo Grêmio: ‘Insubstituível’

Atacante uruguaio jogará o terceiro e último clássico pelo Tricolor; Suárez não fica no Grêmio para 2024

Suárez jogará o último Grenal pelo Tricolor gaúcho

O Gre-Nal 440 marca o último clássico de Luís Suárez com a camisa do Grêmio. Neste domingo (8), às 16h, o Tricolor visita o Inter, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo deste final de amanhã será o terceiro e derradeiro confronto de Luisito diante do maior rival no Rio Grande do Sul.

No primeiro, pelo Gauchão, o uruguaio passou batido. Já o do primeiro turno do Brasileiro, em maio, o camisa 9 brilhou marcando gol e dando assistência na vitória gremista de 3 a 1 em cima do Colorado.

O jogo do Beira-Rio, neste domingo (8), é a oportunidade do atacante despedir-se do Gre-Nal em grande estilo. E seus números em clássicos respondem isso. Em sua carreira, Suárez disputou 42 clássicos, onde marcou 27 gols, uma média de mais de “meio gol” por jogo.

Caso ajude o Tricolor a vencer o Inter neste domingo, pode assinar sua despedida de uma maneira ainda melhor. Isto porque, o rival vem de um momento de grande crise após a eliminação na Libertadores, além de estar próximo do Z4. Uma vitória gremista pode colocar o Inter na zona de rebaixamento, devolvendo o “golpe” levado em 2021. À época, o Colorado venceu o clássico disputado em novembro, que corroborou para o rebaixamento do Grêmio.

Experiente e vitorioso em sua carreira, Luisito ficou surpreso com o tamanho da rivalidade no Rio Grande do Sul. Em entrevista recente, o centroavante afirmou que a disputa entre Grêmio e Inter é diferente dos lugares que passou.

“É uma rivalidade muito forte. Faltando duas semanas para o jogo as pessoas já falavam do Gre-Nal. Há muitos jogos antes e estão falando do Gre-Nal. Outro dia fui ao futebol do meu filho e um torcedor me falou “dia 8 tem o Gre-Nal”. Mas faltava um mês ainda. Rivalidades são iguais em todos os lugares, há formas diferentes de se viver, mas aqui me surpreendeu um pouco isso”, contou à ESPN.

Um substituto para Suárez no Gre-Nal e fora dele

Por tudo o que representa no futebol mundial, e na temporada que fez no Grêmio, o atacante deixará muitas saudades em pelo menos metade do RS. Com contrato abreviado para o final deste ano, após um pedido do próprio jogador de interromper o vínculo antecipadamente por conta de problemas físicos, o clube já trabalha internamente para buscar um substituto para Suárez. Porém, sabe que é uma tarefa difícil.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (6), o técnico Renato Portaluppi definiu o uruguaio como “insubstituível”.

“Quero que ele continue fazendo o que vem fazendo. Ele é insubstituível. Hoje, pelo que vemos no mercado, vai ser difícil, vamos sentir saudade. É um cara que passou, marcou não só no Grêmio, mas no Brasil todo. Espero que no domingo, de uma forma ou de outra, possa continuar nos ajudando”, desabafou Renato.

Internamente, o clube se movimenta para tentar achar um nome para suprir a ausência do camisa 9. O Tricolor chegou a aproximar-se de Bruno Henrique, do Flamengo. Porém, BH deve renovar com os cariocas.

Até aqui pelo time gaúcho, Luisito disputou 42 jogos, onde marcou 20 gols e deu outras 12 assistências. Suarez deixará a Arena com a conquista da Recopa Gaúcha e Gauchão 2023.

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.