O uruguaio Luis Suárez vem correspondendo ao status de contratação mais badalada do futebol brasileiro para a temporada 2023. Em 15 jogos pelo Grêmio, o atacante já marcou oito gols, tornando-se artilheiro da equipe no ano, e ainda distribuiu quatro assistências. E o desempenho poderia ser ainda maior, se Luisito não tivesse perdido a maioria dos pênaltis que cobrou pelo clube gaúcho.
O técnico gremista, Renato Portaluppi, definiu Suárez como o principal batedor de pênaltis do Grêmio. Mas das cinco cobranças que o uruguaio fez, apenas duas foram parar no fundo do gol.
Na estreia gremista no Campeonato Brasileiro, no domingo (16), o Grêmio teve um pênalti a favor, marcado aos 9 do segundo tempo. Mas o atacante uruguaio bateu por cima do gol, desperdiçando a chance de aumentar a vantagem tricolor, que já ganhava por 1 a 0 e acabou
Os outros dois pênaltis desperdiçados por Suárez foram na vitória por 3 a 0 sobre o Ferroviário na Copa do Brasil, o uruguaio marcou um dos gols, e no jogo de ida da semifinal do Gauchão contra o Ypiranga, que o Tricolor acabou derrotado por 2 a 1.
As duas penalidades máximas que o uruguaio converteu com a camisa gremista foram contra o próprio Ypiranga, na decisão por pênaltis no jogo de volta, e na final do Gauchão, na vitória por 1 a 0, que garantiu o título estadual. Essa foi a única cobrança que o uruguaio acertou no tempo normal de jogo em 2023.
Histórico de cobranças de pênaltis de Luis Suárez
Segundo o portal de estatísticas Transfermarkt, Suárez tem um aproveitamento muito superior em cobranças de pênalti durante a carreira do que o apresentado até agora pelo Grêmio.
Em 67 cobranças, o uruguaio converteu 53 e desperdiçou apenas 14. Além das três penalidades perdidas com a camisa do Grêmio, Suárez não converteu quatro pelo Ajax, dois pelo Liverpool, outros dois pelo Barcelona, um pelo Nacional-URU e um pela seleção do Uruguai.
O Grêmio visita o Cruzeiro, no sábado (22), às 21h00 (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.