Ouvindo...

Vitória Cup: Desportiva-ES vive transição para SAF com ex-Real Madrid entre investidores

Nova gestão planeja levar o time, que atualmente está sem divisão, à Série B do Campeonato Brasileiro em dez anos

Escudo da Desportiva Ferroviária-ES

Anfitriã da Vitória Cup, a Desportiva Ferroviária-ES decidiu tomar o mesmo caminho de gigantes nacionais para tornar-se uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O processo de mudança do modelo administrativo ainda não foi sacramentado, mas a Tiva Investimentos, empresa responsável pela gestão, já age com poder nos bastidores e conta com um nome de peso para isso: Sávio, o Anjo Loiro, ex-Flamengo, Real Madrid-ESP e Seleção Brasileira.

Fundado em 1963, o clube é um dos mais tradicionais do Espírito Santo, sequer tem divisão nacional atualmente e disputa a Copa ES. A cúpula da holding tem metas audaciosas e projeta uma verdadeira revolução esportiva pelos próximos anos. Antes, claro, empecilhos precisam ser superados.

O que falta para a Desportiva Ferroviária virar, oficialmente, uma SAF

Em entrevista à Itatiaia, o CEO Gabriel Venturim disse que a Tiva Investimentos já tem um acordo vinculante assinado com a associação e conta com todas as aprovações necessárias do conselho. Neste momento, no entanto, a falta de documentos referentes à empresa Desportiva Capixaba é o que atrasa a transformação em SAF de forma definitiva.

“A gente aguarda alguns documentos antigos da Desportiva para poder finalizar a transação. A Desportiva tem uma empresa chamada Desportiva Capixaba, que durante muito tempo ficou sem contabilidade. Essa empresa tinha um tamanho relevante e tinha alguns passivos. Enquanto a gente não finalizar esses documentos, a gente não consegue avançar para finalizar a auditoria”, explicou.

A Desportiva Ferroviária ainda funciona como uma associação. Contudo, a Tiva Investimentos compartilha a direção do futebol com o clube.

Atuação de Sávio

Um dos principais jogadores capixabas de todos os tempos, o ex-atacante Sávio faz parte da Tiva Investimentos e atua diretamente na gestão do futebol. Segundo Gabriel, o Anjo Loiro, como era conhecido, viu na SAF grená uma forma de retribuir à Desportiva por sua formação.

“O Sávio foi formado nas categorias de base do clube e depois foi para o Fluminense. Sempre teve um carinho enorme pela Desportiva, sempre quis ajudar depois que se aposentou”, contou.

“Quando a gente conversou com a associação para fazer o acordo vinculante e ser potenciais investidores na SAF, a gente o convidou. Tivemos dois meses de conversa. Mostramos o projeto, ele se interessou e participa junto com a gente na Tiva Investimentos”, disse,

O ex-jogador Sávio com a camisa da Desportiva Ferroviária-ES

Além de Sávio e Gabriel, a Tiva Investimentos ainda conta com Lucas Brando e Vinicius Domingues como “homens fortes”.

Metas esportivas da SAF

Segunda maior campeã estadual, a Desportiva não vence o título capixaba há dez anos. No contexto nacional, o jejum também é grande. O time já disputou as quatro divisões, mas também amarga longo jejum. A última participação na Série D foi em 2017.

O planejamento da SAF é voltar à Quarta Divisão em dois anos. Depois, o objetivo é jogar a Série B no período de dez anos.

Próximos compromissos

A Desportiva Ferroviária entra em campo contra o Rio Branco-VN, neste sábado (5), às 15h (de Brasília), em jogo de ida das quartas de final da Copa ES, no Olímpio Perim, em Venda Nova-ES.

No domingo (6), às 11h (de Brasília), o compromisso será diante do Defensa y Justicia-ES, pela Vitória Cup, no Estádio Engenheiro Alencar Agripino, em Cariacica-ES.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.