Belo Horizonte
Itatiaia

Saiba quais são as prioridades de Samir Xaud na CBF

Dirigente Samir Xaud foi eleito, neste domingo (25), o novo presidente da entidade

Por
Samir Xaud durante Assembleia Geral Eleitoral da CBF
Samir Xaud, presidente da CBF • Rafael Ribeiro/CBF

Samir Xaud, de 41 anos, eleito novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã deste domingo (25), apresentou prioridades para o mandato que vai até 2029. A primeira medida será uma reformulação do calendário brasileiro, com redução de datas reservadas para disputa dos campeonatos estaduais.

"Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 11 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições", disse o novo presidente, roraimense de Boa Vista, em seu primeiro discurso.

Houve uma divergência entre as datas do calendário dos estaduais apresentadas pelo presidente da CBF - em seu discurso e na entrevista coletiva aos jornalistas - e o comunicado da entidade Ele mencionou 11, mas o texto cita 12 datas.

Xaud ressalta que a reorganização não significa a desvalorização dos torneios locais. "São os estaduais que movimentam economias locais, mantêm viva a tradição de futebol. Eles são, em muitos casos, a única oportunidade de visibilidade para centenas de atletas, técnicos e profissionais do esporte", justificou.

Outra prioridade da nova gestão será o aperfeiçoamento da arbitragem, de acordo com o novo presidente. As atuações dos árbitros, de campo e do VAR, têm sido alvo de reclamações em quase todas as rodadas do Campeonato Brasileiro.

Fair play financeiro também será prioridade

A adoção do fair play financeiro, conjunto de regras para garantir a estabilidade dos clubes, impedindo que gastem mais do que arrecadam, também está na mira da nova gestão.

"Nossa ideia é que seja instituído imediatamente um grupo de trabalho sobre fair play financeiro no âmbito da CBF, com o objetivo de propor as diretrizes para uma regulação moderna e adequada à realidade do futebol brasileiro", afirmou o novo presidente da CBF.

Em seu primeiro discurso, Xaud reforçou ainda uma das promessas de campanha: a criação de uma liga dos clubes. "Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol", acrescentou.

Com agência

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais