Belo Horizonte
Itatiaia

Flamengo x Palmeiras: Pleno do STJD muda decisão e suspende Paulinho

Atacante ficará fora de jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, após a Copa do Mundo; julgamento acontece em razão da celebração do atleta em vitória no Maracanã

Por
Provocação de Paulinho à torcida do Flamengo após fechar goleada do Palmeiras
Comemoração de Paulinho após fechar goleada do Palmeiras sobre o Flamengo • Cesar Greco / Palmeiras

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva apresentou nova denúncia nesta quarta-feira (3) sobre a comemoração de Paulinho, quando o atacante marcou o terceiro gol do Palmeiras contra o Flamengo, e o Pleno do Tribunal suspendeu o atleta por um jogo. A decisão não cabe recurso.

O Tribunal entendeu que a celebração de Paulinho — que cruzou os punhos e levantou os dedos médios no Maracanã, na vitória por 3 a 0 conquistada no dia 23 de maio — representou um ato contrário à ética esportiva, provocativo contra a torcida adversária e com um gesto obsceno. Esses foram alguns dos argumentos utilizados para reabrir o caso e mudar a decisão inicial, que era de absolvição.

A Procuradoria apresentou a denúncia após a Quarta Comissão Disciplinar do STJD absolver Paulinho. Na ocasião, no dia 28 de maio, o Tribunal acatou a argumentação da defesa do Palmeiras, de que o gesto teria sido feito em direção à torcida do próprio Verdão e que, em nenhum momento, o jogador tentou incitar violência.

Outra explicação é de que o gesto significava a união entre as torcidas de Vasco e Palmeiras, clubes em que Paulinho atuou, na tentativa de argumentar que não havia provocação ao Flamengo.

No entanto, a entidade decidiu pela suspensão, e o clube paulista recebeu a determinação com espanto. Até agora, o Verdão ainda não se posicionou oficialmente.

Paulinho, portanto, ficará fora da partida do Palmeiras contra o Coritiba, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no estádio Couto Pereira. O jogo será disputado somente em julho, após a Copa do Mundo, ainda sem data oficial marcada.

Por

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais