O
O atacante é o artilheiro do Verdão pela segunda temporada consecutiva. Mesmo com a chegada de Vitor Roque, reforço mais caro da história do clube e que teoricamente disputa a mesma posição, o argentino cavou vaga na equipe.
Esse é o quarto ano do atleta no Palmeiras, e ele demorou a se consolidar. Flaco López precisou de paciência para evoluir, e o número de participações em gols tem crescido anualmente.
De acordo com João Martins, auxiliar do técnico Abel Ferreira, o atacante de 24 anos reconheceu que precisava ampliar os aprendizados nesse processo.
"É um exemplo claro da paciência, que é preciso em um clube formador. Chegou com 21 anos da Argentina, passou por dificuldades familiares, chegou em um elenco vencedor, que sabia o que era ganhar. Percebeu que tinha muita coisa para aprender. Para quem quer ganhar tudo aqui no Brasil, é difícil ter essa paciência, esperar que o jogador passe por muitos erros, e o Flaco passou por muitos erros”, disse Martins, após a goleada sobre o Internacional.
Flaco López não fez gols ou deu assistências diante do Inter, mas criou diversas oportunidades. Em especial a jogada que gerou o passe de Facundo Torres para Vitor Roque balançar as redes.
O argentino passou a ser escalado como segundo atacante, ao lado de Vitor Roque. Entre diversos aprendizados neste período de evolução, Flaco melhorou o rendimento matinal, fortaleceu a musculatura e se tornou um jogador mais completo.
“Nos últimos meses ele conseguiu deixar de levar multas. Todos os meses o clube ficava sempre com uma parte do salário dele. É personalidade, não somos todos iguais. Há pessoas que são mais noturnas, outras diurnas, ele tinha dificuldades nas primeiras horas da manhã. Eu detesto trabalhar à noite, tem pessoas que gostam de estudar à noite. Nunca mais aconteceu, e ele felizmente conseguiu aprender. É o processo de crescimento. Ele era muito magrinho, só pele e osso, hoje o Flaco López é outro jogador. Diferente, mais maduro, mais consistente”, seguiu João Martins.
Centroavantes, Flaco e Vitor Roque jogam juntos no Palmeiras
Argentina e valor de mercado consolidam Flaco López no Palmeiras
A melhora no rendimento de Flaco López rendeu até a convocação para a seleção principal da Argentina. O Palmeiras investiu cerca de 10 milhões de dólares para contratá-lo. Mesmo ainda sem entrar em campo nos jogos da seleção sul-americana, o atacante aumentou o valor de mercado inicial.
Inclusive, apesar de sondagens, o clube paulista sequer abriu negociações para vender o centroavante nas últimas janelas.
“Ele chegou à seleção do país dele, e o que pedimos é rigor no trabalho. Ele tem conseguido fazer tudo que pedimos. No passado, ele não estava errado, se tratava de um processo de amadurecimento. O Palmeiras não teria dinheiro para comprar o Flaco López de 24 anos, que não custa mais 10 milhões de dólares, custa muito mais. Só conseguimos ter o Flaco hoje porque tivemos paciência”, concluiu João Martins.
Flaco López tem 17 gols e três assistências nos 45 jogos que disputou em 2025 pelo Palmeiras. Em 61 partidas no ano passado, ele balançou as redes 22 vezes e deu sete assistências.