Zagueiro do Bragantino se desculpa com ‘todas as mulheres do mundo’ após fala machista

Defensor admite erro, diz que se arrepende e afirma ter procurado árbitra no vestiário

Gustavo Marques, zagueiro do Bragantino

O zagueiro Gustavo Marques, do Red Bull Bragantino, fez um pedido público de desculpas após protagonizar uma declaração machista contra a árbitra Daiane Caroline Muniz dos Santos. O caso ocorreu depois da derrota por 2 a 1 para o São Paulo, neste sábado (21), pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

Em nova manifestação, o defensor afirmou que se arrepende das palavras e pediu perdão “a todas as mulheres do mundo”.

“Estou aqui mais uma vez para pedir perdão para todas as mulheres do mundo, do Brasil. Eu falei coisas que não deveria naquele momento para a Daniela. Eu fui ali no vestiário dela pedir perdão, para a assistente dela também. Então, estou aqui mais uma vez para pedir perdão para todas as mulheres do mundo. Quero que possam me perdoar pela minha fala. Estou mal, estou triste. A minha esposa já me xingou, a minha mãe já me xingou. Estou aqui para pedir perdão. Estou sendo homem. Todo ser humano erra. Estou aqui para pedir perdão para todas as mulheres e é isso”, declarou.

Segundo o jogador, ele também procurou a equipe de arbitragem no vestiário para se desculpar pessoalmente.

Leia também

Declaração que gerou repercussão

As desculpas ocorreram após forte repercussão negativa nas redes sociais. Na entrevista logo após a partida, Gustavo Marques criticou a arbitragem e associou supostos erros ao fato de a árbitra ser mulher.

“[Jogar] contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians, e eles colocarem uma mulher para apitar um jogo desse tamanho. Eu acho que ela não foi honesta pelo que ela fez”, afirmou, em tom elevado.

Ele ainda questionou a capacidade da profissional para comandar partidas decisivas e atribuiu à arbitragem a eliminação da equipe.

A fala gerou críticas de torcedores e ampliou o debate sobre machismo no futebol.

O jogo e a eliminação

Dentro de campo, o São Paulo venceu por 2 a 1 e garantiu vaga na semifinal do Campeonato Paulista. Bobadilla e Lucas Moura marcaram para o Tricolor, enquanto Gustavo Marques descontou para o Bragantino.

Jornalista em formação pelo UniBH, com passagem por Diário do Comércio e Secretaria de Estado do Governo de Minas. Experiência em jornalismo econômico e esportivo, área pela qual é apaixonada.
Arthur Lage é colaborador do Itatiaia Esporte. Formado pela PUC-MG e natural da cidade mineira de Itabira, o jornalista acumula passagens por Alvorada FM, Hoje em Dia, Esporte News Mundo e The Playoffs.

Ouvindo...