Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Jardim demonstra otimismo com jovens da base do Cruzeiro: ‘Muito talento’

Treinador celeste concedeu, à Itatiaia, sua primeira entrevista exclusiva desde que assumiu o clube mineiro

Jovem promessa do Cruzeiro, Cauan Baptistella passou a treinar junto com os comandados de Leonardo Jardim

Desde que chegou ao Cruzeiro, em fevereiro deste ano, o técnico Leonardo Jardim tem dado cada vez mais espaço aos “Crias da Toca”. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o treinador fez uma análise ampla das categorias de base do clube e demonstrou otimismo.

O português destacou que existem muitos atletas de qualidade em formação e garantiu que há um planejamento para que sejam utilizados no time de cima.

“Em relação aos jogadores da base, eu não quero individualizar nossos jogadores. Só digo que temos três jogadores na Seleção Sub-15 Brasileira (Júlio Cesar, Thaylon e Henriqe Lemos), temos mais três na Sub-17 (Vitor Hugo, Kauã Prates e Felipe Morais). Temos campeões do mundo Sub-17. Com certeza teremos um Sub-20 no próximo Mundial. Temos dois a três jogadores a se preparar e algum deles pode ser convocado para a Seleção Sub-20”, comentou.

“Por isso, temos um grupo de jogadores com muito talento. Queremos fazer um aproveitamento deles”, agregou Jardim.

Desenvolvimento dos jovens

Jardim ainda explicou como funciona o desenvolvimento dos jovens nas categorias de base do Cruzeiro. Segundo o mister, o clube busca agilizar o amadurecimento dos atletas com estratégias específicas.

“Todos os jogadores que têm algum talento nós fazemos uma subida de escalão. Por exemplo, do sub-17, alguns já estão jogando no sub-20. Alguns do sub-20 já jogam no profissional. Fazemos essa subida de escalão para acelerar a maturação desses atletas”, contou.

Jardim prega cautela e volta a falar em ‘processo’

Apesar do cenário otimista, Leonardo Jardim mantém a cautela em relação aos “Crias da Toca”. O português reforçou a necessidade de que os jovens passem por um processo natural de trabalho e evolução.

“Mas vocês sabem, em casos de jogadores, e eu por isso tenho muito cuidado e os pés no chão, não vale a pena criar ídolos ou jogadores mídia que, em seguida, não conseguem se sustentar no futebol profissional. Isso é um processo”, ponderou.

“Acreditamos em muitos jogadores. Temos muito talento na formação, mas principalmente temos que ter um caminho e orientá-los para um bom caminho. De forma que eles consigam passar esse talento para um dia crescerem e chegarem ao futebol profissional”, concluiu.

‘Crias da Toca’ que ganharam espaço em treinos ou jogos com Jardim

  • Marcelo Eraclito (GOL - 19 anos)
  • Otávio Costa (GOL - 19 anos)
  • Janderson (ZAG - 19 ANOS
  • Bruno Alves (ZAG - 19 anos)
  • Nicolas Pontes (LAT - 19 anos)
  • Kauã Prates (LAT - 16 anos)
  • Murilo Rhikman (VOL - 19 anos)
  • Cauan Baptistella (MEI - 17 anos)
  • Kaique Kenji - (ATA - 19 anos)

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.