Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Cruzeiro rebate notificação de Milton Nascimento por música usada em anúncio de Gabigol

Clube mineiro confirmou que foi notificado extrajudicialmente, mas alega que não recebeu nenhum processo

Gabigol em ação pelo Cruzeiro

O Cruzeiro se pronunciou, na tarde deste sábado (2), sobre um suposto processo movido pela gravadora Sony Music e os músicos Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges, integrantes do Clube da Esquina.

Uma publicação do colunista Anselmo Gois, do jornal O Globo, noticiou neste sábado que o clube mineiro teria sido processado pelo uso, sem autorização, da música “Clube da Esquina nº 2”, no vídeo de anúncio da contratação do atacante Gabigol em 1º de janeiro. A ação, segundo a publicação, pede o pagamento de R$ 50 mil.

O clube celeste, no entanto, afirma que recebeu apenas uma notificação extrajudicial há aproximadamente seis meses, com alegação de violação de direitos autorais por ter compartilhado, em colaboração, um vídeo divulgado na página de Gabigol.

O Cruzeiro disse ainda que se posicionou contra à notificação por entender que não houve violação autoral por parte do clube, pois apenas compartilhou o vídeo postado pelo jogador.

Confira a nota do Cruzeiro na íntegra

O Cruzeiro informa que não recebeu qualquer citação referente ao processo mencionado na reportagem, portanto, desconhece o exato teor da demanda.

Contudo, o clube esclarece que recebeu uma notificação extrajudicial, há aproximadamente seis meses, com alegação de violação de direitos autorais por ter compartilhado, em colaboração, um vídeo divulgado na página pessoal do atleta Gabriel Barbosa.

Em resposta, o Cruzeiro se posicionou contrário à notificação, uma vez que não houve qualquer violação autoral por parte do clube, que apenas compartilhou, em formato collab, o vídeo postado pelo atleta, que continha fundo musical extraído da galeria musical do instagram, disponibilizada pela plataforma digital a todos os usuários, com a referência clara aos criadores musicais ao longo de toda a sua exibição.

O compartilhamento da postagem pelo Cruzeiro foi apenas de cunho editorial, até como uma forma de homenagem ao artista que, em inúmeras ocasiões, declarou ser torcedor do clube, sem qualquer edição adicional que justifique violação autoral ou qualquer intuito de exploração da obra musical.

Leia também

Anúncio de Gabigol no Cruzeiro

Gabigol foi anunciado como novo jogador do Cruzeiro no dia 1º de janeiro de 2025, logo após o encerramento de seu contrato com o Flamengo. A revelação da transferência aconteceu de maneira marcante: logo na virada do ano, o atacante divulgou um vídeo em seu canal no YouTube, ao som de Milton Nascimento, confirmando sua ida para Belo Horizonte — um anúncio que rapidamente ganhou grande repercussão nas redes sociais do atleta e do clube.

A apresentação oficial ocorreu três dias depois, em 4 de janeiro, no Mineirão. O estádio recebeu mais de 40 mil torcedores e foi palco de um espetáculo à altura de grandes nomes do futebol mundial, com um enorme mosaico nas arquibancadas e clima de festa.

Desde que chegou ao Cruzeiro, Gabigol disputou 28 partidas, balançando as redes 11 vezes e contribuindo com quatro assistências, mostrando sua importância para o time dentro de campo.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte