De forma unânime, quatro ex-árbitros afirmaram que o zagueiro Gustavo Gómez, do Palmeiras, deveria ter sido expulso pela entrada no atacante Wanderson, do
Veja as análises dos ex-árbitros do lance polêmico em Palmeiras x Cruzeiro
PC de Oliveira
“Importante salientar que o árbitro nem falta marcou. O Gustavo Gómez toca na bola, mas em nenhum momento, ele tem uma ação de tentar recolher a perna. Ele continua o movimento e até vira o pé. Não é um atenuante (tocar a bola) quando a entrada tem força excessiva. Correu risco de lesionar o Wanderson. Mas repara a alavanca”.
Nadine Basttos
“Era para cartão vermelho. Mesmo que o Gómez tenha tocado na bola, ele deixa a perna estendida e com as travas da chuteira, atingindo com força a canela do Wanderson. Isso é considerado jogo brusco grave lance e, portanto, para expulsão”.
Alfredo Loebeling
“O cartão era vermelho. O fato de o Gómez pegar primeiro na bola não muda nada. Ele toca a bola, mas deixa o pé erguido. O cartão é vermelho, sem dúvida nenhuma”.
Renato Marsiglia
“O VAR (corretamente) fez a sua parte ao chamar o árbitro para rever o lance. O árbitro mostra o cartão amarelo num lance violento, em que Gustavo Gomez vai por cima da bola, direto na canela Wanderson”.
Entrada de Gómez em Wanderson
O lance aconteceu aos 15 minutos do primeiro tempo do confronto no Allianz Parque. Gustavo Gómez deu carrinho forte no meio de campo, acertou a bola, mas deixou a sola na canela do atacante Wanderson. Em um primeiro momento, o árbitro Raphael Klein nem mesmo marcou falta.
Porém, na sequência da jogada, o auxiliar de vídeo chamou o dono do apito para rever o lance no VAR e analisar uma possível expulsão. Após muita demora, Raphael Klein decidiu por não aplicar o cartão vermelho e puniu o defensor palmeirense com o amarelo.