Nome na pauta do Cruzeiro, o atacante equatoriano Jeremy Sarmiento, do Brighton-ING, deseja seguir no futebol europeu e não deve reforçar a equipe celeste para a temporada de 2025. A Itatiaia antecipou nesta sexta-feira (25) que o jogador fazia parte dos planos do clube, mas a opção do atleta dificultou qualquer avanço em negociações.
O equatoriano pertence ao Brighton-ING, clube em que tem contrato até o o meio de 2027. Na última temporada, ele esteve emprestado ao Burnley-ING para a disputa da Segunda Divisão Inglesa. Ao todo, foram 37 jogos oficiais pela equipe grená em um ano, com quatro gols marcados.
A informação sobre o desejo de Sarmiento para seguir na Europa foi antecipada pelo Central da Toca e confirmada pela Itatiaia, em contato com uma fonte interna do Cruzeiro. Sarmiento, de 23 anos, se enquadrava no perfil do clube: um ponta novo, com potencial de revenda.
Quem é Jeremy Sarmiento?
Jeremy Sarmiento nasceu em Madrid, na Espanha, em 16 de junho de 2002. Filho de equatorianos, o jogador foi criado no Reino Unido, onde deu os primeiros passos no futebol. O atacante começou sua trajetória no Charlton Athletic, de onde saiu aos 16 anos para as categorias de base do Benfica.
Em Portugal, inclusive, Sarmiento teve contato com Joaquim Pinto, atual coordenador de scouting do Cruzeiro que trabalhava à época no clube alvirrubro. O jovem, porém, não teve oportunidades no time principal do Benfica e assinou com o Brighton.
Sequências de empréstimos
Apesar de ter contrato com o Brighton, Sarmiento não tem tido oportunidades na equipe inglesa. Tanto que passou por uma sequência de empréstimos nos últimos anos. Na temporada 2023/2024, ele jogou pelo West Bromwich e pelo Ipswich.
Na temporada 2024/2025, Sarmiento esteve no Burnley e participou da campanha de acesso com o segundo lugar na Championship, a Segunda Divisão inglesa. Na competição, ele fez 35 jogos e marcou quatro gols.
Neste ano, o atacante ficou fora da lista dos jogadores do Brighton que viajaram a Marbella, na Espanha, onde o clube realizou parte da pré-temporada.
Sarmiento permaneceu em Lancing, na Inglaterra, trabalhando no CT do Brighton. Ele teve a companhia de outros atletas, que também devem ser negociados neste ano.