Tanto Cruzeiro quanto Mineirão avaliaram positivamente a primeira experiência. Apesar disso, houve reconhecimento de algumas falhas e comprometimento para melhora da utilização da biometria.
“Cruzeiro e Mineirão avaliam positivamente o primeiro jogo com acesso ao estádio com uso da biometria facial. Conforme alinhado na reunião prévia da partida, e seguindo a orientação dos órgãos de segurança, os esforços para implementação do novo sistema foram concentrados nos portões A e B”, disse nota conjunta de Cruzeiro e Mineirão.
“Todos os torcedores cadastraram a biometria facial e acessaram o estádio normalmente com o sistema de reconhecimento e o QR Code do ingresso. O Mineirão reitera que eventuais instabilidades neste primeiro jogo serão avaliadas e solucionadas nas próximas partidas do clube”, finalizou.
A biometria facial foi utilizada normalmente para acesso em um primeiro momento. Contudo, posteriormente, o mecanismo não foi mais adotado em algumas catracas, com alguns torcedores tendo acesso da forma usual, com ingresso em QR Code.
O Mineirão registrou público de 31.668 torcedores em Cruzeiro 4 x 1 Grêmio. A previsão inicial do estádio foi de 50 mil presentes para a partida. Além da novidade da biometria facial, ainda em fase inicial e com algumas dúvidas e reclamações sobre cadastro e dificuldade de atendimento, outro ponto a se considerar é o ingresso intransferível do titular do CPF.
Biometria facial
A biometria facial atende a uma atualização relativa à Lei Geral do Esporte (Lei 14.597/2023). A nova tecnologia visa ampliar a segurança no estádio e promete também agilizar a entrada dos torcedores. Ao chegar à Esplanada, o público deve apresentar o ingresso digital, como já ocorre atualmente. Na catraca, o acesso será liberado pela verificação da biometria previamente cadastrada.
Passo a passo para realizar o cadastro facial
- Acesse o site
suacara.cruzeiro.com.br . - Faça login com seu acesso de sócio-torcedor, de compra de ingressos ou do aplicativo Cruzeiro Nação Azul.
- Clique em “Cadastrar Facial Agora”.
- Certifique-se de estar em um ambiente bem iluminado e não utilize boné ou óculos no momento da captura da imagem.
- Você será redirecionado para o site do Mineirão. Siga os três passos:
- Preencha o formulário de cadastro.
- Envie os documentos solicitados.
- Faça o registro da biometria facial conforme orientações.
- Clique em “Finalizar” e acompanhe o status do seu cadastro na página inicial.
Em caso de dúvidas ou problemas, o torcedor pode entrar em contato com o SAC do Mineirão pelo telefone (31) 2580-1800 ou e-mail atendimento@estadiomineirao.com.br. A biometria será válida para todos os jogos do Cruzeiro no Mineirão, desde que o ingresso tenha sido adquirido. Inicialmente, o torcedor que não fizer o cadastro não poderá entrar no estádio.
Biometria facial nos estádios
Estádios brasileiros com capacidade superior a 20 mil pessoas deverão, obrigatoriamente, adotar o
Com a nova legislação, bilhetes impressos, cartões e senhas tradicionais deixam de ser utilizados em arenas de grande porte. O ingresso será validado exclusivamente por meio da biometria facial, que deverá ser cadastrada previamente em plataforma digital.
A identificação ocorrerá diretamente nas catracas dos estádios, onde câmeras farão o reconhecimento em tempo real. O processo promete agilizar o fluxo de entrada, reduzir filas e aumentar a segurança nas partidas. Dentre as principais arenas do país, algumas ainda não contam com a biometria em todos os setores, mas já se organizam para a instalação.