Algoz do
O Campeonato Equatoriano tem regras diferentes em relação ao Brasileirão. O torneio conta com 16 times e é dividido em quatro zonas de classificação. Os três primeiros colocados garantem vaga na Copa Libertadores, enquanto o quarto, o quinto e o sexto vão à Sul-Americana.
Já do 7º ao 12º estão os clubes que disputarão um hexagonal para concorrer por vaga na ‘Sula’. Quem terminar em primeiro se garante na competição continental. Por fim, os quatro últimos disputam um quadrangular para decidir os dois rebaixados para a Segunda Divisão - e é aí que o Mushuc Runa se encontra.
Quadrangular
O Mushuc Runa terminou a temporada regular do Campeonato Equatoriano em 15º, com 27 pontos. Os outros três times que participarão do quadrangular são o Técnico Universitário, que ficou em 13º, com 28 pontos; o Vinotinto del Ecuador, em 14º, com 27; e o Manta, lanterna com apenas 26 pontos.
A estreia do Mushuc Runa no quadrangular será no próximo sábado (18), às 17h30 (de Brasília), quando enfrenta o Vinotinto del Ecuador. O confronto será realizado no Estádio Cooperativa de Ahorro y Crédito Mushuc Runa, em San Alfonso de Chibuleo, no Equador.
Algoz do Cruzeiro
Apesar de ser um clube pequeno, fundado ainda neste século, o Mushuc Runa foi o grande algoz do Cruzeiro na Copa Sul-Americana de 2025. O time equatoriano venceu a Raposa no Mineirão, em Belo Horizonte, por 2 a 1. Posteriormente, empatou em 1 a 1 no Estádio Olímpico de Riobamba, no Equador.
Os resultados contra o Cruzeiro ajudaram o ‘Ponchito’ a alcançar a liderança do Grupo E, com 16 pontos e nenhuma derrota. Na fase mata-mata, porém, o Mushuc Runa foi eliminado nos pênaltis já nas oitavas de final, para o Independiente del Valle, líder do Campeonato Equatoriano.