O clube Leixões, atualmente na segunda divisão do Campeonato Português, recebeu um transfer ban da Fifa por pendências financeiras com o Coimbra, clube mineiro de Contagem. Segundo apuração da Itatiaia, o valor do débito gira em torno de 500 mil euros, aproximadamente R$ 3,1 milhões.
A decisão da Fifa proíbe o Leixões de inscrever novos atletas até que a dívida com o clube mineiro seja quitada. A sanção entrou em vigor no último dia 29 de outubro.
Está não é a primeira vez que o clube português sofre uma punição por dívidas com brasileiros. O Leixões também recebeu transfer ban em 2024 por dívida com o Flamengo pela transferência do jogador Werton. A sanção foi suspensa em agosto deste ano, após o clube quitar o débito.
Em campo
O Coimbra se sagrou campeão da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro no último sábado (22) após vencer o Essube por 2 a 0 na última rodada do hexagonal final do torneio. Com o título, a equipe de Contagem conquistou o acesso ao Módulo II do Mineiro.
Parceria com o Porto
O Coimbra assinou no início de 2025 um termo de cooperação técnica com o Porto, de Portugal. O acordo tem validade de 12 anos e prevê grande participação da equipe europeia na gestão e estrutura do clube.
No acordo, o Porto terá participação em todas as decisões estruturais do clube mineiro, relacionadas à estratégia de formação, prospecção de talentos e recrutamento, ocupação de cargos executivos e esportivos e questões orçamentais.