Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Titular do Atlético será julgado pelo STJD e pode ser suspenso

Jogador foi expulso de duelo com o Grêmio na 20ª rodada do Brasileirão

Time do Atlético posado antes de jogo contra o Inter pelo Brasileirão

O zagueiro Junior Alonso será julgado pela Disciplinar Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima segunda-feira (10), a partir das 11h30 (de Brasília), e pode ser suspenso de jogos do Atlético. A 1ª Comissão Disciplinar do órgão colegiado avaliará a expulsão do jogador na partida contra o Grêmio, no dia 17 de agosto, válida pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Titular do time comandado por Jorge Sampaoli, Alonso foi enquadrado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Ele será julgado por “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário fora da disputa da jogada”. A pena prevista é suspensão de uma a três partidas.

O defensor recebeu cartão vermelho direto aos 48 minutos do segundo tempo do duelo com o Grêmio na Arena MRV, em Belo Horizonte. Em súmula, o árbitro Alex Gomes Stefano disse que Alonso trocou “empurrões com uso de força excessiva” e xingou de forma ostensiva o volante Dodi, do Imortal, que também acabou expulso.

Vale lembrar que o zagueiro já cumpriu um jogo de suspensão automática, contra o São Paulo. Caso seja punido com a pena máxima, portanto, ficará de fora por mais dois compromissos.

Leia também

Cuello também será julgado

Lesionado e fora da temporada, o atacante Cuello também será julgado por uma expulsão no mesmo jogo. Ele foi enquadrado no artigo 254 do CBJD, que prevê dois tipos de infração:

  • I - qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade
  • II - a atuação temerária ou imprudente na disputada jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário

Cuello recebeu cartão vermelho direto aos 28 minutos do segundo tempo, após atingir o meia Riquelme com um pisão. O jogador do Tricolor permaneceu normalmente na partida, diz a súmula.

A pena de suspensão pode ser substituída pela de advertência se a infração for de pequena gravidade, segundo o CBJD. Punições só são previstas nesse artigo caso o jogador atingido seja impossibilitado de praticar o futebol por lesão.

Próximos jogos do Atlético

Depois do julgamento, o Atlético terá compromissos importantes pelo Brasileirão, contra RB Bragantino (fora de casa), Palmeiras (em casa) e Fortaleza (fora).

Hoje, o Galo ocupa a 13ª posição da competição, com 37 pontos - seis a mais que o Vitória, primeiro integrante da zona de rebaixamento. O time alvinegro enfrentará o Bahia nesta quarta (5), às 20h (de Brasília), na Arena MRV, pela 32ª rodada da Série A.

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.