Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Sampaoli tenta feito inédito pelo Atlético contra o Botafogo; entenda

Treinador reencontra com time carioca neste sábado (20), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro

Jorge Sampaoli, técnico do Atlético na Cidade do Galo

O técnico Jorge Sampaoli tenta um feito inédito no próximo jogo: vencer o Botafogo sob o comando do Atlético.

Sampaoli enfrentou o Botafogo no comando de Emelec-EQU, Santos e Flamengo, além do Atlético. Conseguiu vencer com todos os times, menos o Galo.

A única vez que o Atlético enfrentou o Botafogo sob o comando de Sampaoli foi em agosto de 2020, pelo Campeonato Brasileiro. O time carioca venceu por 2 a 1 no Nilton Santos, Rio de Janeiro, na ocasião.

No returno do Campeonato Brasileiro daquele ano, o Galo devolveu o placar de 2 a 1 no Mineirão. Porém, Sampaoli não estava no comando do banco de reservas, pois havia sido contaminado pela Covid-19. Leandro Zago, então membro da comissão técnica fixa do Atlético, comandou a equipe na ocasião.

As outras derrotas de Sampaoli para o Botafogo foram sob o comando do Emelec – 2 a 0 no Nilton Santos, pela Copa Sul-Americana de 2020 – e com o Flamengo – 3 a 2 no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Porém, Sampaoli tem mais vitórias do que derrotas contra o Botafogo. Confira o retrospecto completo:

  • 23/09/2009: Botafogo 2 x 0 Emelec – Nilton Santos – Copa Sul-Americana
  • 30/09/2009: Emelec 2 x 1 Botafogo – George Capwell, em Guaiaquil, no Equador – Copa Sul-Almericana
  • 21/07/2019: Botafogo 0 x 1 Santos – Nilton Santos – Campeonato Brasileiro
  • 03/11/2019: Santos 4 x 1 Botafogo – Vila Viva Sorte – Campeonato Brasileiro
  • 19/08/2020: Botafogo 2 x 1 Atlético – Nilton Santos – Campeonato Brasileiro
  • 30/04/2023: Flamengo 2 x 3 Botafogo – Maracanã – Campeonato Brasileiro
  • 02/09/2023: Botafogo 1 x 2 Flamengo – Nilton Santos – Campeonato Brasileiro
Leia também

Atlético x Botafogo

Sem vencer há cinco partidas no Campeonato Brasileiro, o Atlético volta a campo neste sábado (20) e encara o Botafogo pela 24ª rodada. Os times se enfrentam a partir das 18h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.

Além de tentar quebrar este jejum e iniciar a reabilitação na Série A, o Galo também tem a missão de encerrar uma série negativa como visitante. O último triunfo fora de casa, na competição, foi em 1º de junho, quando derrotou o Ceará por 1 a 0, no Castelão.

De lá para cá, foram outros seis confrontos disputados, com cinco derrotas e um empate. Este, inclusive, será o primeiro jogo (como visitante) sob comando do técnico Jorge Sampaoli na competição. Desde que o argentino chegou ao clube para sua segunda passagem, ele encarou Cruzeiro, como visitante pela Copa do Brasil (derrota por 2 a 0), Santos, em casa, pelo Brasileiro (empate por 1 a 1), e Bolívar, em La Paz, pela Copa Sul-Americana (empate por 2 a 2).

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).