Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Sampaoli deixa Atlético com aproveitamento pior que de antecessor; veja números

Argentino teve saída comunicada pelo clube nesta quinta-feira (12)

Jorge Sampaoli durante jogo do Atlético contra o Athletic, pelo Mineiro

De saída do Atlético, Jorge Sampaoli deixa o clube com aproveitamento pior que do técnico Cuca, antecessor do argentino no comando do Alvinegro.

Ao todo, o treinador comandou o Galo em 32 partidas nesta segunda passagem pelo clube, com dez vitórias, 15 empates e sete derrotas. O aproveitamento geral do treinador foi de 46,9%.

Contratado pelo Atlético em setembro de 2025 para substituir Cuca, Sampaoli teve aproveitamento pior que o antecessor.

Na última temporada, o brasileiro comandou o Galo em 45 jogos, nos quais venceu 22, empatou 11 e sofreu 12 derrotas. Estes números dão a Cuca o aproveitamento de 57,04%.

Passagem sem destaque

Cercado de expectativas e respaldado pela torcida após passagem de destaque pelo Atlético em 2020, Sampaoli não deslanchou no retorno ao clube.

Contratado em setembro de 2025 após demissão de Cuca, o argentino assumiu a equipe em busca de evitar o rebaixamento no Brasileirão e de olho na Copa Sul-Americana.

No torneio internacional, o Alvinegro chegou à grande decisão, mas foi derrotado pelo Lanús nos pênaltis, por 5 a 4.

Já no Brasileirão, o Atlético terminou o campeonato no 11º lugar, com 48 pontos.

Na Copa do Brasil, por sua vez, a trajetória não foi de destaque. O argentino assumiu a equipe dias depois da demissão de Cuca, que, no jogo de ida das quartas de final do torneio, havia sido derrotado pelo Cruzeiro, por 2 a 0, na Arena MRV. No compromisso de volta, já sob a batuta de Sampaoli, o Galo novamente foi derrotado, por 2 a 0, no Mineirão, e deu adeus ao sonho do tricampeonato.

Contudo, apesar das “metas cumpridas” em 2025, o time não se destacava em campo e causava preocupação.

Sequência recente negativa

O Atlético vive uma sequência de resultados negativa. Nos últimos 17 jogos disputados pela equipe, foram apenas três vitórias, dez empates e quatro derrotas.

O último revés sofrido pelo time atleticano foi para o RB Bragantino, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.

Já no Campeonato Mineiro, o momento também não é positivo. O Galo ocupa apenas o segundo lugar do Grupo A do torneio, com 11 pontos, e pode ser eliminado ainda na primeira fase. Cabe lembrar que avançam para o mata-mata do Estadual os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado geral.

Leia também

Estatística curiosa

Apesar do mau momento, Sampaoli deixa o Atlético invicto no Campeonato Mineiro. O argentino comandou a equipe em 13 jogos no torneio, venceu oito e empatou outros cinco - com um aproveitamento de 74,3% na competição.

Jorge comandou a equipe que conquistou a edição de 2020 do Estadual. A taça é a única do treinador no futebol brasileiro.

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.

Ouvindo...